A

Arquitetando

O tapete ideal

Um tapete pode mudar totalmente a cara de um ambiente e alterar a atmosfera de um espaço por completo. Também é uma alternativa para acrescentar tanto sofisticação quanto um ar despojado a um quarto ou sala. Entretanto, usar tapete na decoração não é algo tão simples quanto muitos pensam, há diversas coisas a se pensar, além disso, existe uma grande variedade de opções disponíveis. A variação de preços é enorme, assim como os materiais, formatos, cor, qualidade, textura e tamanho e outras características que implicam em um amplo leque de alternativas.

O mais importante é que o tamanho do tapete esteja adequado às dimensões do seu ambiente, sendo o tapete uma peça chave para demarcação de espaço. Em um ambiente grande, fica legal usar um tapete que abrigue todos os móveis do espaço.

Para quem gosta de tapete na sala de jantar, o ideal é cada borda ter pelo menos 70 cm a mais do que a área ocupada pela mesa pra você ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas fiquem enroscando no tapete. Outro detalhe muito importante é ter bom senso na escolha do material desse tapete. Nesses locais, prefira materiais resistentes a lavagens frequentes, como os de pura lã e o 100% náilon. Tenha em mente que esse tapete estará mais exposto à sujeira do que qualquer outro tapete da sua casa, com exceção do capacho.

E quando for usar um tapete próximo a outro, o ideal é buscar um denominador comum entre modelos, pode ser a cor, textura, uma estampa ou até a moldura de acabamento. Já nos quartos com piso de madeira e cerâmica, uma solução bacana é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente.

Feiras e mostras importantes de decoração vêm trazendo a tendência da sobreposição de tapetes há algum tempo. Ao invés de um único tapete no ambiente, dois ou mais fazem uma bela combinação. O resultado é super atual! Além de dar um ar moderno ao décor, sobrepor tapetes cria uma composição única, deixando o espaço personalizado.

Fonte: limaonagua.com.br

 

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários