Cidades

FOZ DO IGUAÇU

ICLI recebe licença ambiental do IAP e será modelo na região oeste do Paraná

É o desfecho de uma história que se arrastou por quase 20 anos no iate clube instalado no Lago de Itaipu

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entregou no Dia Mundial da Água (22/3) a Licença Ambiental de Operação de Regularização ao Iate Clube Lago Itaipu (ICLI). O iate clube é o primeiro da região Oeste a receber a licença de regularização e será modelo para regulamentação dos demais empreendimentos náuticos.

Estima-se que no entorno do reservatório do lago da Usina de Itaipu há cerca de 60 empreendimentos náuticos que precisam se regularizar ambientalmente. “O trabalho que começa a ser feito agora no Oeste já é realizado em outras regiões, como no Litoral, que conta com o acompanhamento e apoio da Justiça Federal e do Ministério Público Federal”, explica o presidente do IAP.

O licenciamento de empreendimentos náuticos passou a ser uma exigência ambiental no Estado em agosto de 2013, quando o Governo do Estado publicou a Resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) nº 040/2013. Mesmo antes da publicação da resolução, o ICLI já vinha buscando se adequar às exigências de órgãos ambientais, como o Ibama. “Mudamos o quiosque-restaurante de local, fizemos tratamento de dejetos, proteção na área de abastecimento, projeto do destino correto do lixo e outras adequações, além do reflorestamento de toda a área neste 32 anos de clube”, informa Admir Dacorreio, comodoro do ICLI.

A licença de operação do iate clube representa a conquista de um objetivo que o ICLI almeja há quase 20 anos. “É uma conquista histórica, da qual os associados podem se orgulhar. Nosso clube está consolidado e temos a segurança de que estamos funcionando legalmente. A partir de hoje podemos fazer as adequações e ampliações necessárias de acordo com as medidas de controle e proteção ambiental, promovendo o lazer e contribuindo na preservação da área do clube e seu entorno. O licenciamento é uma vitória para todos os associados e a comunidade de Foz do Iguaçu. Ficamos felizes pela conquista e por servir de exemplo para os demais iates clubes do Oeste do Paraná.”, disse Dacorreio.

Rogério Henrique Ferreira Miranda, assessor do diretor administrativo, João Pereira dos Santos, representou a Itaipu no evento e lembrou que a regularização ambiental é uma das exigências do comodato da área de 20 hectares entre o ICLI e a Itaipu Binacional. “Essa licença significa um desfecho de uma história que se arrastou por muitos anos e a Itaipu reconhece o esforço dessa associação em busca do licenciamento. Essa licença vem ao encontro da premissa da Itaipu, que é o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. Já somos parceiros na questão social, por meio do projeto Velejar é Preciso, que atende 120 crianças, e agora fortalecemos ainda mais essa parceria”, comenta.

A cerimônia também foi acompanhada por diretores e conselheiros do ICLI,  pelos chefes do escritórios regionais do IAP,  pelo capitão de fragata Niemer Gomes Rickmann, Capitão dos Portos do Rio Paraná, Valdomiro Rocha, representando o Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, além de outras autoridades.

Comentários