Cidades

SENTINELA DOS PAMPAS

Integrantes do CTG fazem mobilização na Praça Central

Integrantes do CTG Sentinela dos Pampas, de Medianeira, estiveram reunidos ontem (09), na Praça Ângelo Darolt, para esclarecer a população sobre seu posicionamento a respeito do projeto de lei nº 086/2018, que prevê a doação de terreno do CTG à UTFPR para construção do Parque Tecnológico. 

Trajados tipicamente e com faixas contrárias ao projeto, o objetivo foi informar a população sobre a questão, com a distribuição de panfletos contendo o posicionamento do CTG.

CONTEXTO – Depois da forte pressão popular e com a tendência de que os vereadores de Medianeira votassem pela rejeição do projeto, o Poder Executivo solicitou a retirada da matéria de tramitação na sessão extraordinária do dia 30 de novembro. Segundo o prefeito Ricardo Endrigo, a intenção da Administração é propor novas alternativas sobre a concessão de uso do terreno, na tentativa de se chegar a um consenso com o Centro de Tradições Gaúchas.

O plenário esteve outra vez lotado de munícipes que foram participar da realização da 14ª Sessão Extraordinária. Após a deliberação das matérias em pauta, o presidente da Câmara, Sebastião Antonio, solicitou a leitura de um ofício encaminhado à Casa pelo Executivo e protocolado  no dia 29 de novembro. O ofício requeria a retirada do projeto de tramitação. A iniciativa não agradou os integrantes do CTG Sentinela dos Pampas, porém a medida oferecerá um tempo para que Prefeitura, UTFPR e CTG, possam discutir, com auxílio da Câmara, sobre meios alternativos e favoráveis visando adequar o projeto às exigências de ambas as partes.

Os esforços estão concentrados para que Medianeira não seja prejudicada diante da possibilidade que há de a Universidade recuar e encerrar o projeto de construção do Parque Tecnológico no Município e, por outro lado, que o CTG não fique sem amparo do Poder Público para o desenvolvimento e continuidade de suas atividades.

O presidente da Câmara ressaltou que, durante este intervalo de tempo, os interessados terão conhecimento de todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. “Nada será apreciado e votado sem ser comunicado publicamente e com antecedência. Esperamos que os envolvidos possam se reunir e chegar logo a um consenso, que certamente será benéfico não somente às entidades envolvidas, bem como de toda a população medianeirense que muito terá a ganhar com o desenvolvimento tecnológico sendo implementado, desde que nossa história e cultura sejam preservadas”, pontuou Sebastião.

CTG SENTINELA DOS PAMPAS – Representando as Invernadas do CTG Sentinela dos Pampas, Flávia Magnoni Sehenem e Sérgio Bastiani destacaram que não são contrários à instalação do Parque Científico e Tecnológico no antigo Parque de Exposições Tancredo Neves, mas não aprovam o espaço extra que seria cedido; local onde são realizadas as Invernadas Campeira e Esportiva. “Pensávamos que o espaço doado pela Administração Municipal seria os 99 mil metros quadrados. E na época dos trâmites, os outros 27 mil metros quadrados ficaram reservados para a Invernada Campeira realizar os rodeios – em uso há mais de 40 anos, em contrato de comodato com a prefeitura. Porém, nesses últimos dias, saiu um novo projeto para também doar essa área e instalar uma subestação – e como nos informamos, necessitará de um espaço de até 600 metros quadrados. Não somos contrários à instalação do Parque, porém, queremos manter a área de rodeio”, afirmaram Flávia e Sérgio.

Comentários