D

Dicas do Chef

Benefícios do Grão de bico

 Cultivado desde a Idade Antiga pelos povos egípcios, gregos e romanos, o Grão de Bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais, que contribuem e muito para a manutenção da nossa saúde e boa forma. Mais abaixo, além de elucidarmos os benefícios do grão de bico, conheceremos suas variedades, utilidades e propriedades nutricionais.

Grão-de-bico é uma boa fonte de proteína vegetal, rica em minerais – cálcio, ferro, fósforo, potássio, molibdênio, cobre – em triptofano e vitaminas (A, B e C) para além de ser riquíssimo em fibras vegetais. Dentre as vitaminas do grupo B, é preciso ressaltar a riqueza em folatos, ácido fólico, a B9, especialmente necessária para a saúde da mulher e a fertilidade. Esta é uma leguminosa medianamente calórica – cada 100 gr de grão de bico cozido em água corresponde a 120 calorias.

 Homus de grão-de-bico

Ingredientes:

 2 xícara (chá) de grão-de-bico de molho por 6 horas

Suco de 1 limão espremido

1 dente de alho pequeno sem o miolo

1 colher (chá) de cominho em pó

Sal a gosto

1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva

Páprica doce para enfeitar

Modo de Preparo:

Escorra a água do grão de bico. Coloque o grão numa panela de pressão e cubra com agua e leve ao fogo médio. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.

Quando terminar, peneire os grãos e reserve a água de cozimento. Coloque o grão de bico em um processador de alimentos e triture bem. Adicione o suco do limão, cominho, azeite e sal. Continue a bater até obter a textura cremosa.

Se o homus é muito grosso, adicione um pouco da água de cozimento. Sirva com um pouco de azeite de oliva, salsinha picada e enfeite com páprica doce.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários