D

Dicas do Chef

Cachaça e suas curiosidades

Um dos maiores patrimônios que possuímos, a cachaça, é amada por muitos, independentemente da classe social. Trata-se definitivamente de uma verdadeira marca registrada do nosso povo. É raro encontrar alguém que não tenha opinião formada sobre a cachaça. Quem nunca provou e sentiu aquele calorzinho típico não sabe o que está perdendo. Forte, a caninha é daquelas que quando você bebe dificilmente esquece.

Tudo começou há cerca de 400 anos quando escravos começaram a usar o líquido extraído no processo de fabricação do açúcar para ganhar energia no decorrer do dia. Isso porque a sua rotina de trabalho era muito pesada e com a cachaça eles ganhavam um estímulo a mais para seguir trabalhando na medida do possível. Como o líquido tinha alto teor alcoólico, além da energia ele dava também aquela sensação que hoje todos nós já conhecemos. Aproximadamente 85 milhões de garrafas de cachaça são consumidas todos os anos no mundo. O detalhe é que 99% da cachaça produzida é consumida no Brasil, o que caracteriza essa bebida como tipicamente nacional.

Mousse de chocolate com cachaça envelhecida

Ingredientes:

200ml de cachaça artesanal envelhecida

700gr de chocolate meio amargo

12 ovos

90gr de manteiga derretida sem sal

160gr de açúcar refinado

500gr de creme de leite fresco (nata)

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e mantenha-o aquecido. Separe as claras dos ovos e bata no liquidificador. Com o aparelho ligado, adicione o chocolate, a manteiga, a cachaça e o açúcar. Reserve e deixe esfriar completamente. Numa tigela de inox leve as gemas ao banho-maria batendo até ter um creme fofo e brilhante. Tome cuidado para não coagular as gemas com calor excessivo. Reserve e deixe esfriar completamente. Bata o creme de leite bem gelado até firmar e triplicar de volume. Adicione gentilmente as gemas batidas e, por último, o creme de chocolate. Misture com cuidado até obter um creme homogêneo. Despeje no recipiente escolhido ou distribua em taças e leve à geladeira até firmar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários