D

Dicas do Chef

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

  • Maçã cozida ou assada – útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia;
  • Maçã crua com casca – ajuda a diminuir o apetite, pois tem muitas fibras, e a regular o intestino;
  • Maçã crua sem casca – indicado para prender o intestino;
  • Suco de maçã – ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite, porque tem uma fibra chamada de pectina, que fica no estômago mais tempo, aumentando a saciedade;
  • Maçã desidratada – ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante;
  • Chá de maçã – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável.

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Bolo de maçã com canela e glacê de limão

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de canela em pó

4 maçãs vermelhas, tipo Fuji, picadas, com a casca

4 ovos; suco de 1 limão

Glacê de limão

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:

Coloque as maçãs em uma tigela, tempere com o limão e a canela.  Junte o açúcar e o óleo, adicione os ovos e, por último, a farinha e o fermento.

Misture até obter uma massa homogênea e densa. Coloque em uma forma de buraco no meio, decorada, com 27 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve para assar ao forno a 180 °C por 40 a 50 minutos ou até dourar e assar o centro da massa.

Retire do forno, deixe amornar e desenforme sobre um prato. Bata o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até obter um glacê. Decore o bolo com o glacê e sirva.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários