D

Dicas do Chef

Feliz dia das Mães

Toda mãe tem um lado enfermeira, amiga, professora. Toda mãe é um pouco psicóloga, cozinheira, protetora. Toda mãe é vidente, modelo, estrela. Toda mãe merece aplausos, respeito e atenção.

Mãe, o ser que melhor descreve o que é o sentimento “amor”. Que descreve melhor o acreditar. Que faz de tudo sem pedir nada em troca. Que protege com a força que até ela desconhece… Feliz Dia das Mães!

 Strogonoff de frango com espumante

Ingredientes:

100 gramas de peito de frango sem pele, cortados em tiras médias

1/4 unidade de Cebola roxa bem picada

1 dente de alho bem picado

1/2 unidade de pimenta dedo de moça bem picada

100 gramas de creme de leite

1 unidade de tomate sem semente cortado em cubos grandes

1/2 unidade de cenoura cortada em cubos

1 colher de sopa de molho de tomate

2 taças de espumante

 Modo de preparo:

Tempere o peito de frango com sal e grelhe na panela ou frigideira com um pouco de azeite. Depois, reserve-o em uma tigela.

Na mesma panela, refogue a cebola, alho, pimenta e brócolis. Coloque o espumante e deixe reduzir até 1/3. Coloque o creme de leite, o molho de tomate e o frango e deixe cozinhar por 2 minutos em fogo médio.

Coloque o tomate, a cenoura, a cebolinha e o coentro. Acerte o sal e sirva em um prato fundo, acompanhado por arroz branco e batata palha.

Rocambole de chocolate e laranja

 Ingredientes:

5 ovo

1/3 xícara de açúcar

3/4 xícara de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento químico

1/3 xícara de chocolate em pó peneirado

1 1/2 xícara de açúcar

5 gema de ovo

6 colheres (sopa) de licor de laranja

2 1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente

4 /12 colheres (sopa) de suco de laranja

150 gramas de Chocolate meio amargo derretido e frio

Modo de preparo

Prepare a massa:

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até formar um creme. Em uma vasilha, misture os demais ingredientes. Aos poucos, junte essa mistura aos ovos.

Espalhe a massa em uma assadeira de 26 x 40 centímetros, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até começar a soltar de um dos lados. Retire e deixe esfriar.

Prepare o recheio:

Em uma panela, em fogo médio, misture o açúcar com 1 1/2 xícara de água até derreter e levantar fervura. Pare de mexer e deixe ferver até obter uma calda espessa. Bata as gemas na batedeira. Junte o licor e, aos poucos, a calda, batendo por cinco minutos. Adicione 3 colheres (sopa) de manteiga de cada vez (até terminar) batendo sempre.

Junte o suco de laranja. Reserve 3 xícaras desse creme. Acrescente o chocolate ao creme restante. Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com açúcar. Espalhe o creme de laranja sem o chocolate sobre ela, deixando uma borda livre no lado mais comprido. Enrole por esse lado levantando o pano. Descarte as pontas. Sirva com o creme de chocolate por cima.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários