D

Dicas do Chef

Pipoca e seus sabores

A Pipoca só pode parecer um delicioso lanche para salas de cinema e noites confortáveis ​​em casa, mas também existem muitos benefícios para a saúde associados com este alimento que a maioria das pessoas nunca ouviram falar. A Pipoca é simplesmente um tipo de Milho que tem um disco endosperma, casco, ou concha, contendo um interior engomado. Quando esse Milho é aquecido, a pressão no interior do casco aumenta e, eventualmente, um ocorre uma explosão. Há uma série de variedades de pipoca, incluindo os tipos que se destinam a ser cozidas em um forno de micro-ondas, bem como outras que podem ser feitas em pequenos aparelhos.

Os benefícios da pipoca para saúde são derivados principalmente de seu conteúdo impressionante de fibras, compostos poli fenólicos, antioxidante, vitamina do complexo B, Manganês e teor de Magnésio.

Pipoca Caramelada com Chocolate

Ingredientes:

1 xícaras (chá) de milho para pipoca

250gr de açúcar refinado ou cristal

50gr de mel

100ml de água

10 ml de vinagre de vinho branco

500gr de chocolate ao leite ou amargo

Modo de preparo:

Estoure a pipoca sem adicionar sal e reserve. Prepare o caramelo levando todos os ingredientes, exceto o vinagre e o chocolate, para uma panela pequena em fogo médio. Cozinhe (sem mexer) até que esteja escuro e no ponto de fio.

Adicione o vinagre. Faça o teste do copo com água gelada: quando o caramelo cair na água e formar uma bolinha dura, estará no ponto. Coloque a pipoca numa bacia grande e despeje o caramelo nela com muito cuidado (ele estará bem quente!).

Misture bem o caramelo na pipoca para que ela fique caramelizada homogeneamente. Deixe esfriar e separe em porções. Pique o chocolate ao leite ou meio amargo e derreta-o (em banho-maria ou no micro-ondas).

Transfira o chocolate para uma tigela e banhe os torrões de pipoca caramelizada, com ajuda de um garfo para banhar, deitando-os depois em papel manteiga para secar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários