Economia e Negócios

CENSO AGROPECUÁRIO

IBGE inicia pesquisa sobre a agricultura no Brasil

Pesquisa em propriedades rurais em todo o Brasil começou neste mês e seguirá até fevereiro do ano que vem. Durante este período, recenseadores do IBGE devidamente identificados traçarão o perfil dos agricultores. E para falar sobre esse trabalho no Paraná, o Chefe do IBGE de Curitiba esteve em Medianeira em reunião com os colaboradores.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

A reunião em Medianeira reuniu o chefe municipal do IBGE Rudimar Stefanello e os recenseadores com o Chefe do IBGE do Paraná Sinval Dias dos Santos; para tratar do plano de trabalho, e também do Censo Agropecuário. Na conversa, Sinval falou que todas as informações têm finalidade estatística, não serão fornecidas às instituições, e detalhou como será feito esse trabalho nas pequenas, médias e grandes propriedades rurais. “Depois de 10 anos teremos informações atualizadas da agricultura no país. Somente aqui no Paraná, visitaremos cerca de 370 mil estabelecimentos (dados de 2006). Tudo o que o agricultor usa no seu dia a dia será captado no Censo e mostrado no site do Instituto”, lembrou o Chefe.

Todos os trabalhadores usarão coletes com o logotipo do Instituto, e crachá no lado esquerdo do peito. Nele, terá o QR Code, que pode ser lido pelo celular e redirecionará diretamente para o site do IBGE, que fará a checagem. Também haverá outros dados, como nome completo do trabalhador, sua matrícula, identidade e foto do agente de coleta. “Pedimos aos produtores de Medianeira e região que confiem no nosso trabalho e recebam os recenseadores; identificados com fotos no crachá e outras informações digitais. Caso tenham dúvidas da procedência da pesquisa, entrem em contato pelo telefone 0800-721-8181”, pediu Sinval. Dentre as informações coletadas na pesquisa, estão obtenção das terras, maquinário e produção agrícola, mão de obra, financiamentos, associativismo, práticas agrícolas, assistência técnica, agrotóxicos, sementes e outros dados.

O Censo Agropecuário 2017 começou neste mês a sua fase de coleta de dados por todo o Brasil. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro do ano que vem. Após tabularem todas as informações, tudo será divulgado à sociedade para saber da realidade da agricultura nos 5.5570 municípios do Brasil. A apuração e análise dos dados começará a partir de março; e a divulgação dos resultados em maio.

A reunião em Medianeira foi para explanar como será feito o trabalho nas propriedades rurais. No detalhe, Rudimar Stefanello com o Chefe do IBGE do Paraná Sinval Dias dos Santos

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA POR EDITORIA

Comentários