P

Pensando em Você

Como preparar o famoso “chá das 17h” em casa

Tradição inglesa conquista seu espaço no Brasil, e pode ser preparado com facilidade

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Ele é um costume tradicional em toda a Inglaterra. Surgiu por volta do século XIX, e aos poucos foi além da “terra da rainha”. Hoje, o delicioso “chá das 17h” é replicado até mesmo no Brasil. E para aqueles que querem se aventurar e preparar o próprio “chá das 17h” em casa, preparamos algumas dicas especiais que vão além das opções gastronômicas:

Toalha: Toalhas de linho, de renda, bordadas a mão ou uma simples toalha branca bem cuidada são, sem dúvida, um dos elementos que marcam uma mesa de chá.

Serviço de chá – Um serviço de chá simples e elegante marcam qualquer mesa. É importante que não falte o bule, o açucareiro e uma leiteira, assim como os talheres de sobremesa e pratinhos de sobremesa, não esquecendo é claro, do item mais importante a xícara de chá, o pires e uma colher de chá. Utilize travessas bonitas para dispor as gostosuras que preparou para acompanhar o chá. Podendo também utilizar as tradicionais travessas de três alturas tão utilizadas nos chás ingleses.

Centro de mesa – Uma boa dica são flores frescas, um elemento simples, mas que vai deixar sua mesa ainda mais requintada.

Chás e infusões – Os clássicos chás pretos com alguma combinação não podem faltar na sua mesa de chá. Use também infusões, optando sempre por aquelas que contenham ervas. Para adoçar os chás, além do açúcar, utilize mel. E para completar, leite e fatias de limão siciliano.

Bolo – Assim como o centro de mesa, o bolo é outro elemento importante na mesa de chá. Uma boa dica é escolher o sabor pela época do ano. Para dias mais chuvosos e frios, opte por bolos mais quentes como bolo de chocolate, bolo de baunilha ou bolo de amêndoas. Já os dias quentes pedem bolos frescos, tortas com frutas ou cheesecakes. Prepare os bolos em mini forminhas, a apresentação fica uma graça e todos ficarão encantados com todo esse cuidado.

Petit fours, geleias e sanduíches –  São perfeitos para deixar a mesa de chá ainda mais gostosa.

Apesar da lista extensa, o “chá das 17h” é um clássico fácil e prático de ser preparado, uma ótima opção para quem quer inovar no encontro com os amigos ou em alguma data especial. Apesar de se chamar “chá das 17h”, hoje o horário não é fixo, podendo ser preparado quando a pessoa desejar. O importante é reservar um momento especial para curtir a vida da maneira que ela merece.

Quem não gostaria de ser convidada para esse chá? É óbvio que não precisa obedecer toda esta tradição, mas é bom saber.

 

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários