P

Pensando em Você

CUIDADOS COM A SAÚDE NO VERÃO

O verão chegou junto com as férias, as viagens e o calor e é preciso estar atento nessa estação por conta das doenças e dos danos a saúde. O aumento da temperatura, a exposição excessiva ao sol e a falta de hidratação podem ocasionar graves problemas, bem como facilitar surtos de doenças e viroses.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO – No calor, nossa digestão costuma ficar mais lenta. Por isso procure se alimentar com alimentos leves e não exagere. Busque também alimentos que contenham muita água, assim você se hidrata enquanto se alimenta.

PRATIQUE EXERCÍCIOS – Para espantar a preguiça e manter seu corpo ativo, pratique exercícios físicos. Movimentar o corpo vai fazer com que você se sinta muito mais disposto e, consequentemente, saudável. Mas em hipótese alguma descuide da hidratação.

SOMBRA E ÁGUA FRESCA – Evite se expor excessivamente ao sol. Busque caminhar na sombra, e beba muita água. Caminhar no sol, fará com que seu corpo perca muito liquido, levando-o à desidratação, que em alguns casos pode até matar.

CUIDE DA PELE – A excessiva exposição ao sol, além de causar o envelhecimento precoce da pele, pode trazer várias doenças, muita delas gravíssimas, como é o caso do câncer de pele. Portanto, utilize sempre filtro solar, inclusive no dia a dia.

PERFUMES – Não exagere no perfume, pois o cheiro forte unido à ação do calor pode sufocá-lo, portanto, opte por perfumes mais leves, que combinem com o verão tropical.

COM QUE ROUPA EU VOU? – Procure usar roupas confortáveis e leves, de preferência de cores claras. As roupas de tons escuros absorvem mais a luz, fazendo que que você sinta mais calor, já as claras refletem, portanto esquentam menos. Prefira tecidos leves e que absorvam o suor, como algodão, por exemplo.

BEBA BASTANTE LÍQUIDO – Ingira a maior quantidade de liquido possível. Opte pelos sucos naturais, água de coco e a própria água pura.

EXPOSIÇÃO AO SOL – Não é porque é verão que nós vamos deixar de aproveitar o sol. Muito pelo contrário. O sol ativa a vitamina D e precisamos dela para  a nossa saúde. Escolha os horários em que há menor incidência de raios ultravioletas. Antes das 10h e após as 16h são os horários mais indicados.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários