V

Vida Saudável

Nutrição e Autismo

Dia 02 de abril é considerado o Dia Mundial Da Conscientização do Autismo

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

O autismo é um distúrbio caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Hoje sabemos que o diagnóstico precoce e as terapias alternativas com equipe multidisciplinar (Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiologia, Pediatra e Nutrição) auxiliam a criança a se desenvolver gradativamente.

Com relação à alimentação, o autista é muito seletivo a novos sabores e texturas.  Com paciência, deve ser ofertado um mesmo alimento até 15 vezes para incluí-lo no dia a dia, assim como bebês na introdução alimentar.

Não temos no momento muitos estudos controlados /randomizados, mas está se observando mudanças positivas utilizando a dieta cetogênica como uma terapia alternativa. A nutrição também é importante para auxiliar na seletividade, garantindo aceitação, digestão através de enzimas (caso necessário) e melhorando aporte de micronutrientes e oferta de vitaminas essenciais para a saúde de todas as pessoas.

Autismo, devemos conhecer para incluir.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Clínica, CRN8/6175. Clínica Isabel Dalmolin

Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Fitoterapia. Possui vasta experiência profissional em Unidades de Alimentação e Nutrição, ministra palestras de reeducação alimentar e qualidade de vida, além de atuar em consultório / ambulatório no acompanhamento nutricional para obesidade, cirurgia bariátrica, auxílio no tratamento de patologias entre outros. Atende crianças, gestantes, adultos e idosos.

Comentários