Educação e Cultura

conhecimento

Visitas técnicas proporcionam vivências práticas a gestores de educação ambiental da região

Gestores municipais de educação ambiental (GMEA), de 22 municípios da região oeste do Paraná participaram sexta-feira (13), da 4ª Visita Técnica Regional. A programação é desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território. Esta foi mais uma etapa da Formação Continuada para os Gestores Municipais de Educação Ambiental.

A visita técnica contemplou o eixo ‘unidades produtivas’. Em Cascavel foram visitadas unidades produtivas e em Santa Tereza do Oeste a visitação ocorreu ao Instituto Pedra da Mata onde a comitiva teve contato com os meios de cultivo de plantas não convencionais (panc’s), cultura permanente (permacultura) e bioconstrução.

O gestor do convênio Linha Ecológica, pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, destaca que o objetivo é vivenciar e contextualizar os processos formativos.

Parceria

Dentro da parceria por um termo de cooperação técnica, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), certifica o processo formativo teórico e prático como projeto de extensão universitária pelo campus de Marechal Cândido Rondon, por intermédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), através do mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).

Aliar teoria e prática é sem dúvida uma metodologia muito significativa para o aprendizado. “As experiências vividas pelos educadores nestas formações além de promover o aperfeiçoamento técnico, contribuem para uma formação integral, necessária a todos, especialmente aos educadores ambientais”, ressalta Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional.

Cronograma

Ao todo serão oito visitas técnicas regionais até julho de 2023. O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itapu.

Comentários