A

Arquitetando

Cuba Esculpida

Na hora de escolher a bancada do banheiro ou lavabo são muitas as dúvidas que surgem. Qual o material, modelo, formato… Mas uma coisa é certa: os modelos esculpidos dão um ar de modernidade para qualquer banheiro.

As cubas esculpidas estão fazendo muito sucesso atualmente. O grande diferencial desse tipo de pia é que ela esconde o ralo e o escoamento da água contribuindo para um banheiro com design mais clean, moderno e sofisticado.

Além de serem lindas e criarem um efeito incrível no seu espaço, a grande vantagem da cuba esculpida é que pode ser feita de diversos tamanhos e modelos, seguindo, é claro, as especificações de proporção e funcionalidade. Por outro lado é mais cara e exige mão de obra especializada para realizar o trabalho adequadamente.

A cuba esculpida pode ter o modelo com rampa ou com fundo reto, diversificando tamanho e cores, conforme o material escolhido. A com rampa tem a sua limpeza e manutenção um pouco mais complicada, devido à válvula de escoamento ser oculta. No fundo reto, a água escoa pelas frestas laterais. A indicação é fazê-la com tampa removível pela facilidade de limpeza e manutenção. 

As cubas esculpidas podem ser produzidas em metal ou pedras como mármore, granito, porcelanato, silestone, nanoglass ou marmoglass. No caso do mármore, o mais indicado é optar pelo uso de uma pedra menos porosa, já que tendem a absorver menos água. Se você optar por bancadas com cubas em madeira, ela deve ser tratada e impermeabilizada.

O material que possibilita o maior leque de opções de cores e texturas é o porcelanato, e hoje no mercado as peças com grandes formatos possibilitam um resultado ótimo. Mas atenção, pois cada material apresenta vantagens e desvantagens específicas, por isso o indicado é sempre ter auxílio de um profissional da área e optar por uma empresa com experiência para a execução da sua cuba.

Fonte: projetos.habitissimo.com.br, construindodecor.com.br, decorfacil.com

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários