A

Arquitetando

Escolhendo o sofá ideal

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma sala. Ele funciona como base para a decoração, e muitas vezes é o primeiro móvel a ser comprado para a sala. Mas escolher um sofá não é tão fácil. Por isso, para conseguir compor um espaço aconchegante e evitar arrependimentos, separamos algumas dicas.

– O tamanho da sala determina o tamanho do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Se o ambiente for pequeno e o sofá venha a ser pequeno também, pode-se complementar com pufes no lugar de mesa de centro que poderão servir como assentos.

– Um sofá apenas para receber visitas não precisa ter a mesma profundidade de um sofá para a sala de TV, por exemplo, que pode ser um modelo com apoio para pernas e espuma mais macia. Se o ambiente é mais formal, de sala de estar, os profundos demais ficam desconfortáveis, opte pelos mais curtos. Se a sala for para um cinema em casa, escolha os assentos mais profundos, com chaise e encosto móvel, visando o conforto para as horas de filme. Porém, se a mesma sala tem que servir para as duas funções, TV e estar, uma boa ideia é escolher os sofás com assento retrátil.

– Se você tem crianças ou animais de estimação, o acabamento do sofá torna-se um dos itens mais importantes. Opte por couros naturais e sintéticos ou pela impermeabilização do tecido, que pode ser feita depois de comprado e protege a superfície do sofá de líquidos e manchas.

– Se você está pensando em uma aquisição atemporal para mantê-la por anos, invista em um sofá neutro colocando cores e estampas nos demais detalhes. Se enjoar, basta comprar mantas e almofadas diferentes, o que sai bem mais barato que um móvel novo.

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários