A

Arquitetando

Piscinas e suas possibilidades

Com a passagem do verão, ter uma piscina em casa passa a ser um sonho frequente de muitas pessoas. Se você esta prestes definir a sua, preste atenção nessas dicas para fazer a melhor escolha. Há diversas opções no mercado, porém, as mais requisitadas são de alvenaria, piscina de fibra e a piscina de vinil.

PISCINA DE CONCRETO: DURABILIDADE

Vantagens: A vantagem deste tipo de piscina é que você pode escolher o tamanho e formato que desejar, com ângulos ou curvas Nesse modelo, a criatividade não tem limites e, geralmente, é o preferido de quem visa por um estilo arquitetônico diferenciado, fazendo parte do visual da residência. É a opção mais versátil no que diz respeito aos acabamentos, que poderão ser revestimentos cerâmicos, de pastilhas, pedras, entre outros. Além disso, o fator mais importante em uma piscina de alvenaria é a sua alta durabilidade e resistência, sendo o tipo de piscina com maior vida útil.

Desvantagens: Se uma piscina de alvenaria não for executada corretamente e por um profissional capacitado, podem surgir fissuras indesejadas, o que causa uma complicada reparação do problema. Outro fator importante é o seu custo inicial para a execução. Também se deve ter cuidado com a higienização dos rejuntes e manutenção dos revestimentos.

PISCINA DE FIBRA: PRATICIDADE

Vantagens: A vantagem mais importante da piscina de fibra é a facilidade de instalação, que leva de uma a duas semanas. Esse modelo oferece agilidade e comodidade para quem não quer se preocupar em realizar grandes obras para desfrutar de sua piscina.

Desvantagens: A desvantagem fica por conta da falta de personalização do projeto. Os modelos de fibra já vêm prontos, sendo pré-fabricados, e, por isso, não dispõem de muitos formatos ou opções de tamanhos diferenciados, a escolha vai depender das opções do fabricante.

PISCINAS DE VINIL: ECONOMIA

Vantagens: Esse também é um modelo versátil e poderá ser executado conforme o gosto de cada proprietário, em tamanho e formato. A sua construção é bastante rápida, se comparada à piscina de concreto com pastilhas. Assim como as piscinas de fibra, as de vinil são fáceis de limpar, por terem uma superfície lisa e sem rejuntes. O custo da estrutura de concreto é compensado pelo preço reduzido do revestimento vinílico. Se você procura economia, esta é uma boa escolha.

Desvantagens: Uma das desvantagens é que o vinil é um material mais frágil, com durabilidade em torno de 10 anos, sendo necessária a sua troca após esse período. Sendo uma espécie de manta, deve-se tomar cuidado com objetos cortantes ou que possam perfurar o vinil.

Fontes: piscinas.com, www.homify.com.br

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014 e pós-graduada em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Atua na área desde 2010, com destaque para design de interiores e prevenção de incêndio.

Comentários