Black Friday

SEU BOLSO

Orientações sobre compras na Black Friday

A promoção Black Friday no Brasil acontece no dia 27 de novembro. Termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Com o passar dos anos, outros países também adotaram a promoção, inclusive o Brasil em 2010; quando foi organizada online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Mas antes de fazermos as compras com bons descontos, devemos observar uma série de passos importantes para não entrarmos numa fria; como preços abusivos ou demora na entrega. Para isso, conversamos com o economista Ezequiel de Lima, que informou-nos o que devemos observar antes de adquirirmos algum produto.

LISTA DE COMPRAS – “O primeiro passo é fazermos uma lista com as necessidades e pesquisarmos os preços com 15, 20 dias antes da data; para percebermos se os preços daquele dia realmente estarão diferentes, se estarão em promoção ou se estão tentando enganar o consumidor. E no dia 27, não deixe para comprar ao amanhecer do dia, mas a partir da meia-noite: quem tem a lista, sabe o que comprará, as melhores ofertas são divulgadas nesse horário, enquanto tiver produtos no estoque. Com isso, sua compra será segura e bem planejada”.

FÓRUNS E SEGURANÇA – “Os fóruns de clientes e consumidores têm a sessão Reclame Aqui e são ótimos lugares para sabermos qual é a reputação da loja. Você digitando o nome, aparecerá um relatório indicando se há dificuldades, problemas com entregas, qualidade da mercadoria ou preços abusivos. Caso houver muitas reclamações, mude de loja virtual. Existem muitas lojas confiáveis, mas muitos não querem se dar o trabalho de pesquisar o que há de melhor para a data. Depois da reputação, devemos observar algo muito importante, que é o protocolo de segurança do site de compra, que é o http e o S; demonstrando que o site tem o certificado de segurança na hora da compra”.

ALERTAS – “Enquanto estiver pesquisando pelas promoções, fica o alerta para o perigo das promoções fantasiosas. Um produto que você pesquisou um mês antes, que custa R$ 2 mil; e na Black Friday, estará custando R$ 300. Certamente é de origem duvidosa, pode trazer muita dor de cabeça, ser de qualidade questionável e demorar a entrega. Pesquisado o valor, é hora de colocar o frete. Porém, em muitos casos, o custo é o mesmo valor do produto, ou ainda duas ou três vezes maior que o preço. Por isso que muitas vezes é mais vantajoso fazer compras na sua cidade, ao invés de pagar mais caro na ‘promoção’”.

FORMAS DE PAGAMENTO – “Há uma série de possibilidades de pagamento da mercadoria. Se eu pagar com boleto, eu corro o risco de não saber se estará em nome da loja ou em nome de terceiros. Se eu fizer transferência financeira, também corre o risco de enviar dinheiro a uma pessoa física. Já o cartão de crédito, é muito seguro: há toda a proteção da operadora do cartão que, sete dias após efetuado o recebimento do produto, você ainda pode cancelar o pedido – e a operadora te dará o suporte, pois está descrito no Código de Defesa do Consumidor. E agora também há o Pix, que é considerada a forma mais segura de fazer pagamentos”.

DESCONFIANÇA – “Mesmo com toda a divulgação das grandes mídias nos últimos 10 anos, e em quais empresas posso confiar na hora da compras, muitas pessoas ainda desconfiam dessas promoções no Brasil. Porque quando tudo começou em 2010, os consumidores passaram por uma série de dificuldades na efetivação da compra. Mas as maiores reclamações aconteceram com os preços abusivos, fazendo com que a data ficasse ironicamente conhecida como ‘Black Fraude – metade pelo preço do dobro’. Por isso a importância do brasileiro pesquisar sobre valores e confiança das lojas no dia da Black Friday”.

O economista Ezequiel de Lima dá dicas para as compras na Black Friday

Comentários