Caderno Especial Saúde

RECONEXÃO

Pandemia favorece mudança na relação das pessoas com a comida

A nutricionista Natiely Betsek reforça a necessidade de fazer boas escolhas, optando sempre por alimentos vindos da natureza

 Pela primeira vez na história, o mundo todo sentiu a real necessidade de estar com a saúde em dia. Obesidade e/ou doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, hipertensão, cardiopatias, entre outras tem total relação com a alimentação e os hábitos de vida. “A Covid-19 veio para nos ensinar que a nossa saúde está em primeiro lugar e dar um start para quem ainda não havia se atentado aos riscos dessas doenças, e o quanto a nossa alimentação tem papel fundamental na cura ou piora desses quadros”, destaca a nutricionista Natiely Betsek.

Segundo ela, devemos iniciar essa reconexão com a saúde, através da alimentação, pelo básico. “Inclua mais verduras, legumes e frutas no seu dia a dia, alimentos simples como: Feijão, arroz, mandioca, batatas. Fontes de proteína como: ovos, frango, peixes ou carnes magras, sem frituras e gorduras. Faça alguma atividade física pelo menos três vezes na semana, se não for possível todos os dias. Aumente o consumo de água. E não faça dietas restritivas que agridem o seu corpo e prejudicam sua imunidade”, orienta.

A nutricionista reforça a necessidade de fazer boas escolhas, optando sempre por alimentos vindos da natureza. “Diminuir industrializados, alimentos processados, preferir sempre temperos naturais. Reduzir o consumo de açúcar e álcool. Abusar dos temperos naturais e diminuir o sal, nunca usar temperos prontos e caldos. Usar o mínimo de gordura possível. Quando usar: azeite de oliva, manteiga, banha de porco, óleo de girassol (sempre o mínimo possível)”, finaliza.

Comentários