C

Café Analítico

COLUNA

Ansiedade

Todos nós, em algum momento, ficamos ansiosos. A ansiedade é algo natural, quando ocorre em situações esporádicas, como por exemplo, antes de uma prova, de algum evento importante ou de mudanças na vida. Até mesmo crianças tem momentos de ansiedade: quando esperam pelo primeiro dia de aula ou o aniversário. Porém, quando a ansiedade passa a ser uma reação cotidiana, com sintomas físicos incontroláveis e que atrapalham o andamento da vida ela pode ser considerada patológica.

Quando a ansiedade é patológica, ela precisa ser tratada e hoje este transtorno tem aumentado muito e sido a causa de muito sofrimento psíquico, indo muito além de um frio na barriga e afetando a vida e as relações da pessoa, além de causar doenças físicas.

Há alguns indícios que podem diferenciar a ansiedade comum da patológica e um deles é que, em situações corriqueiras que nos deixam ansiosos, tendemos a agir rapidamente e a tomar decisões. Já a ansiedade patológica nos trava, faz com que não consigamos realizar tarefas do dia a dia.

A ansiedade que nos dá o famoso ‘frio na barriga’ é inerente ao humano e importante quando entramos em situações desconhecidas ou fazemos mudanças em nossas vidas. Já a ansiedade patológica pode causar sensação de aperto no peito, tremores, falta de ar, náuseas, tensão muscular, angústia, entre outros sintomas físicos e psíquicos.

A pessoa fica com a sensação de que algo ruim está para a acontecer a qualquer momento, fica em estado de constante tensão, perde o foco e o rendimento diário das atividades diminui.

A ansiedade é um dos males dos tempos modernos, onde tudo é pra ontem e temos dificuldade em nos sincronizarmos com o tempo e a realização das nossas responsabilidades. Talvez o primeiro passo é nos entendermos e aprender a caminhar num ritmo interior, particular, sem ceder às pressões externas. Utopia? Talvez.

“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças.”

Sêneca

Café Analítico

Por: Camyle Hart

Jornalista e Psicóloga (Crp 08/22594)
Atendimento terapêutico (45) 99932-0666

Comentários