C

Café Analítico

Medo

Se pararmos para pensar e fazer uma análise da trajetória da nossa vida, em quantas situações deixamos de agir, de tomar alguma decisão importante, de mudar o rumo da vida por conta do medo?

O medo paralisa, atrasa a caminhada, o medo é, sim, um inimigo que nos impede de viver todo o nosso potencial nos mais diversos campos da vida.

O medo de mudar de emprego, o medo de terminar um relacionamento, o medo de machucar quem se ama, o medo de estar errado, o medo de mudar, o medo de encarar a vida de frente, o medo de bancar novas escolhas, o medo de sofrer, enfim, há infinitos medos e cada um de nós tem os seus.

Por medo deixamos de agir, de realizar e de tomar decisões baseados em fantasias sobre as consequências das nossas ações ou sobre o que os outros irão pensar sobre nós.

Sempre que nos acomodamos, que estamos na zona de conforto, criamos várias barreiras (muitas delas imaginárias) para não darmos um passo à frente. Muitas vezes, passamos a vida sem ter coragem de agir e morremos sem ter vivido o que nos faria feliz.

O medo aprisiona. O medo é uma jaula sem grades, um estar preso sem razão. E de onde vem esse medo que nos impede de sermos quem queremos ser? Esse medo, na maioria das vezes, é uma fantasia, um bloqueio em relação às diversas áreas da vida.

E para vencer o medo há que se enfrentar de frente o que se teme. Talvez, seja o único caminho, o do enfrentamento. Jung já dizia que só se vence o medo, fazendo o que se teme. Temos que entender que, muitas vezes, os pensamentos de medo estão em nós, mas não são nossos. Na maioria das vezes, o medo nos é incutido culturalmente, socialmente, em toda a construção externa ao ser e acabamos por aceitar, sem questionamentos, de que ele é nosso.

Estar saudável é estar livre para poder ser e agir de acordo com o que somos, com o que traz paz e, para isso, temos que atravessar a barreira do medo. Pode ser um passo difícil, pois há monstros desconhecidos nessa passagem. Porém, poder olhar para trás e ver que nos superamos, que somos mais fortes que todo o medo que sentimos, nos transforma, nos lapida, nos amadurece.

Como diz o refrão da música do Jota Quest: “Ei, medo, eu não te escuto mais! Você não me leva a nada!”

Café Analítico

Por: Camyle Hart

Jornalista e Psicóloga (Crp 08/22594)
Atendimento terapêutico (45) 99932-0666

Comentários