UTILIDADE PÚBLICA
12ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Santa Terezinha de Itaipu
Texto por decomsti . Fotos por decomsti . 22 de março de 2019 . 09:52
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu realizou no último dia 15, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado no Centro de Apoio à Melhor Idade (CIAMI), contou com a presença de autoridades municipais, profissionais de Saúde e população itaipuense.
Durante a cerimônia, o prefeito Cláudio Eberhard, destacou a importância da Conferência para o Sistema Único de Saúde do Município. “É importante esse entrosamento entre a comunidade, gestores de saúde e gestão municipal para que possamos alavancar as novas ideias e, consequentemente, as diretrizes para os próximos anos”.
A Conferência Municipal de Saúde é um espaço voltado para discutir, avaliar, apresentar propostas e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população. Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as conferências de saúde funcionam como fóruns de deliberação para a saúde pública. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.
Para o secretário de Saúde, Fabio de Mello, as conferências são a forma mais prática para que o cidadão participe ativamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, o tema foi “Saúde e Democracia”, justamente com o objetivo de fomentar a participação de toda comunidade.
“Foram realizadas as pré-conferências, onde foram levantadas as propostas de relevância, elencadas pelos prestadores dos serviços de saúde, trabalhadores e usuários do SUS. Já nas conferências, podemos colocar em pauta e discutir essas questões, que são de grande valia para toda população itaipuense”, finaliza o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Heraldo Pedro Neris.
Comentários