Cidades

SUS

A importância da atuação da Vigilância Sanitária na promoção da saúde

No dia 05 de agosto sem comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

O setor de Vigilância Sanitária é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu principal objetivo é proteger e promover a saúde da população. Através de sua atuação, as equipes trabalham mediante a intervenção nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à fiscalização.

Desta forma, é possível garantir a todos os consumidores, clientes ou pacientes uma vida com mais qualidade e segurança, evitando a propagação de doenças através da manipulação inadequada de alimentos, consumo de alimentos contaminados, bem como aquisição de medicamentos irregulares e serviços de saúde e de interesse a saúde sem qualidade e habilitação profissional.

Sua atuação é frequente em ambientes, como:

– Restaurantes, lanchonetes e similares;

– Frutarias;

– Açougues;

– Indústria de alimentos;

– Farmácias e laboratórios;

– Perfumarias, cosméticos e saneantes;

– Clínicas de saúde humana e veterinária;

– Centros de estéticas e similares;

– Salões de beleza e afins;

– Creches e Escolas;

A Vigilância Sanitária desempenha um papel importantíssimo na prevenção de doenças e promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população. Atuando com responsabilidade, regulamenta as questões mais complexas sobre a produção, a distribuição e a comercialização de alimentos, medicamentos e cosméticos, além da prestação de serviços de saúde e de interesse a saúde.

A abordagem das equipes para os estabelecimentos, é de natureza orientativa para cada atividade específica, o que diferencia é o entendimento do profissional e comprometimento com o trabalho prestado.

A vigilância Sanitária orienta a todos os cidadãos para que não adquiram produtos de origem duvidosa, sejam eles tanto os de origem animal quanto cosméticos e produtos que imitem medicamentos. Também não se submetam a serviços de saúde e/ou de interesse a saúde não regulamentados perante a vigilância sanitária.

A licença sanitária é um documento que deve ser fixado em local visível ao público conforme ART.166 – LEI 13.331/2001.

Missal

No último ano a equipe de Missal realizou 1.735 inspeções sanitárias em estabelecimentos de saúde e/ou que exercem atividade de interesse a saúde; emitiu 261 Licenças Sanitárias; averigou 292 atendimentos a denúncias e 930 atendimentos de educação e orientação, inclusive, apreensões e inutilização de produtos que caracterizavam risco a saúde da população.

NÃO SE SUBMETA A SERVIÇOS E PRODUTOS DUVIDOSOS – PROTEJA SUA SAÚDE! ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE, FAÇA A SUA TAMBÉM!

Comentários