Cidades

HEROISDASAÚDE

Ação conjunta para proteger Itaipulândia das arboviroses

A integração entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) tem sido fundamental no enfrentamento da Dengue, Zika vírus e Chikungunya em Itaipulândia. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde, esses profissionais uniram esforços para combater o Aedes Aegypti e preservar a saúde da população.

Com atividades definidas pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), os ACS e ACE têm um vínculo estratégico com as famílias, o território e a comunidade, facilitando ações e fortalecendo a informação e mobilização da população. Palestras, distribuição de panfletos informativos e blitz foram realizados nas unidades de saúde, comunidades e ruas, visando informar sobre os riscos, sinais e sintomas das arboviroses, além de reforçar as medidas de prevenção individual e coletiva.
Essa mobilização, que ocorreu de 5 a 18 de abril, teve como objetivo principal orientar a população sobre as arboviroses e promover a mobilização da comunidade para a execução de medidas de manejo ambiental, remoção e eliminação de criadouros, visando a redução dos riscos e danos à saúde pública.

Comentários