Cidades

TURISMO

Adetur Cataratas e Caminhos reúne associados para atualização do Plano Paraná Turístico 2026 e Assembleia Geral Ordinária

A Adetur Cataratas e Caminhos realizou na terça-feira (10), na Pousada Porto Iguaba, em Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido, a Oficina de Atualização do Plano Paraná Turístico 2026 da região e Assembleia Geral Ordinária.

A AGO tinha como pauta apresentação e aprovação do relatório financeiro e de atividades do período de janeiro à dezembro de 2021; ações em andamento; proposta e aprovação da criação de câmaras técnicas; apresentação da proposta do novo nome da Região Turística, apresentação da proposta de reajuste da anuidade e mensalidade dos associados; serviços inclusos na anuidade e serviços adicionais que podem ser contratados; entrega do certificado do Mapa de Regionalização do Turismo e assuntos gerais.

De acordo com a Presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Cilene Pedrozo foi possível reavaliar os objetivos e metas para o desenvolvimento turístico da região. “Momento que os associados puderam debater, construir em conjunto os próximos passos, colocar seus anseios e fazer parte dessa construção coletiva, delineando um horizonte de novas ações, que vão fortalecer todo esse trabalho. A saúde financeira da instituição é muito positiva, o gerenciamento dos recursos acontece de uma forma bem equilibrada, sendo possível investir em novos projetos. O balanço das atividades realizadas no último ano que foram apresentadas na Assembleia reforçam a importância da instituição”, destaca.

Na oportunidade, a Adetur Cataratas e Caminhos também oficializou como nova associada, a Cooperativa de Crédito, a Cresol Costa Oeste, representada pelo Presidente do Conselho Administrativo da Cresol Costa Oeste, Adenilson Zanelatto. “Esta é a primeira instituição financeira a fazer parte da Adetur enquanto associada. Isso é um marco para nós, pois é um reconhecimento da Adetur enquanto uma Agência de desenvolvimento regional e marca a proximidade com os princípios cooperativistas da instituição. Com certeza vai somar nos objetivos de ambas as instituições e vai fortalecer a nossa instituição para o desenvolvimento do território e de novas ações”, ressalta Dagmar.    

A Diretora de Turismo de Santa Helena, Janaina Paula Teodoro afirma que o formato da construção coletiva do planejamento estratégico foi essencial para auxiliar no desenvolvimento da atividade turística da região. “Conseguimos passar o que é necessário em municípios pequenos como é o exemplo de Santa Helena. Essa forma ouvindo, entendendo, vivenciando as experiências de cada município e auxiliando na construção dessas metas, dando os direcionamentos foi a melhor escolha. Ficamos mais tranquilos em saber que temos a mão da Adetur para apoiar no desenvolvimento do turismo regional e desenvolver as ações. Quanto a Assembleia, os dados foram apresentados com clareza e esse saldo positivo que hoje a instituição possui dá a certeza que está sendo bem gerenciado, transmitindo confiança aos associados, tanto do poder público, como da iniciativa privada. Só temos a agradecer por ter participado desse momento e dizer que Santa Helena é parceira para todas as ações que sejam para o bem e para o desenvolvimento real do turismo na nossa região”, salienta.

A associada Camila Terron, do Hotel Deville Express Guaíra e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Guaíra reforça o trabalho que a Adetur vem realizando há mais de 10 anos na região. “A Adetur é uma referência como instância de governança quando se trata de desenvolvimento de turismo regional e do trabalho que é feito. Pudemos tratar do futuro da nossa região turística. Isso solidifica ainda mais a força e o potencial que a nossa região tem com a participação dos empresários e do setor público. Foi um dia muito produtivo, onde cada um contribuiu para juntos alavancar a nossa região que é tão rica e que merece todo esse cuidado, todo esse profissionalismo. Parabéns a toda Diretoria, a todos os associados que sabem a diferença que uma instituição como a Adetur faz para nossa região e para os nossos empreendimentos”, finaliza. 

Comentários