Cidades

SAÚDE DA FAMÍLIA

Agentes Comunitárias de Saúde de Missal recebem mochilas da Administração

Na última sexta-feira, 16 de abril, a Administração Municipal de Missal fez a entrega de 24 mochilas para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s) que atuam nas 04 ESF (Estratégias Saúde da Família). Juntamente com a entrega deste material, utilizado diariamente pelas agentes, cada uma assinou um termo de responsabilidade pela guarda e uso da mochila.

São 10 ACS’s que atuam na Unidade do Centro, 05 no Bairro Renascer, 04 em Dom Armando e 06 no Portão Ocoí. A secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, agradeceu o empenho de todas as profissionais que, nas palavras da própria gestora, são a porta de entrada da saúde nos municípios. São as Agentes Comunitárias de Saúde que fazem o levantamento necessário, com as informações da população, que permitem a elaboração de novas políticas públicas.

Demais assuntos

Além da entrega das mochilas, o prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, explanou sobre algumas melhorias para as servidoras, bem como as condições de trabalho e remuneração através do Incentivo Financeiro por Desempenho da Atenção Primária da Saúde, que ainda é projeto de lei (nº020 de 16 de abril de 2021) protocolado na Câmara de Vereadores de Missal.

Este projeto de lei nos próximos dias deverá ser colocado em pauta na Câmara de Vereadores, discutido junto às comissões e votado pela plenária. Ele é amparado pelo programa Federal Previne Brasil, e substitui o extinto PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

Além do fornecimento de EPI’s, houve a explanação quanto a aquisição de bicicletas elétricas para as agentes, que visam melhorar as condições de trabalho e a qualificação do serviço. Essa também foi uma proposta feita por indicação de vereador que será discutida, e se aprovada pela Câmara, disponibilizada às profissionais.

Autoridades

Estiveram na reunião com as Agentes Comunitárias de Saúde, o Prefeito Adilto Luis Ferrari, vice-prefeito Eugênio Schwendler (Chenho), secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, Diretor do Departamento de Saúde e Atenção Básica, Custódio Luiz Reis Lima, a Chefe do Setor de coordenação das Unidades Básicas de Saúde, Fabiane Junges e a Assessoria Jurídica do Gabinete, Andressa Waltrick.

Entre os vereadores estiveram o Presidente da Câmara, Elmo Franke Pauli, os vereadores Elias Xavier Andrade, Ceni da Rosa Justen (Gringa), Jair Rauber, Jair Loreno Bogler, Tarcísio (Tati) Mascarello, Maico (Boi) Luzzi e Valentin Kniphoff.

Comentários