Cidades

SAÚDE

CAD e Clínica Barcellos promovem palestra sobre autocuidado e comunicação

Foram realizados dois encontros em Medianeira, para falar sobre a influência da pandemia nos trabalhadores da saúde e no trabalho nas clínicas médicas  

Para as colaboradoras do Centro do Aparelho Digestivo (CAD) Medianeira e Foz do Iguaçu e da Clínica Barcellos, a Facilitadora em Comunicação Construtiva Ana Paula falou sobre noções de autocuidado e a importância de uma boa comunicação. Nesses encontros, a palestrante trouxe um olhar de cuidado às mulheres que trabalham direta e indiretamente na área da saúde. “Para cuidarmos bem do outro, precisamos praticar o autocuidado. E entendemos que a comunicação interna e externa pode ser melhorada. E quando aprimoramos essa transmissão de informações, melhoram nossos relacionamentos, nosso ambiente de trabalho, os pacientes sentem-se acolhidos e melhora a qualidade do serviço”, enfatizou Ana Paula.

A facilitadora também enfatizou a importância da boa comunicação nesse momento conturbado por causa da pandemia. “Quando estamos conversando, independente da área em que atuamos, às vezes não conseguimos nos entender por causa de ruídos na comunicação. E no caso de quem trabalha na área da saúde, atende pessoas que estão passando por alguma dificuldade, falam pouco, falam muito ou têm dificuldade em se expressar. Por isso queremos mostrar que, por trás de cada palavra ou gesto, há uma transmissão de sentimento, de alguma necessidade que não foi atendida e como identificarmos esses sinais que são sutis; o que acaba afetando nosso comportamento”.

A gestora do CAD Andréa Pretto confirmou a necessidade de aprimorar a comunicação. “Me chamou a atenção pelo fato de que, como houve aumento no atendimento nas clínicas e hospitais por causa da doença, começou a interferir no psicológico das pessoas;  principalmente daqueles que trabalham na área da saúde. Afinal, somos seres humanos e precisamos aprender diariamente a lidar com sentimentos distintos”, concluiu Andréa.

Comentários