Cidades

CULTURA DA PAZ

Cáritas promove campanha “10 milhões de Estrelas”

A iniciativa ecumênica é uma ação permanente da Cáritas Brasileira que se realiza a cada ano no tempo do Advento e Natal.

A Cáritas Brasileira lançou mais uma vez a Campanha de Natal 10 Milhões de Estrelas, envolvendo as paróquias de todo o Brasil. A campanha indica a possibilidade de que as famílias e as comunidades possam construir e viver um Advento e o Natal na perspectiva do projeto de Jesus Cristo, em busca de um futuro melhor e mais justo para toda a criação.

A vela da paz é o objeto que marca as ações de Natal. Um dos gestos concretos previstos é o acendimento dessa vela em momentos celebrativos ou em família na noite de Natal, como explicou o paróco Dionísio Hülse. “Nós convidamos toda sociedade a acender a vela da campanha na noite do Natal trazendo essas reflexões e pedindo que essa chama traga mais sabedoria, mais saúde, mais esperança ao povo brasileiro”, afirmou o padre.

Como tem acontecido em todo o Brasil, a Diocese de Foz do Iguaçu também adotou a iniciativa e vem divulgando a campanha nas paróquias. “O Natal está chegando e praticar a solidariedade nunca foi algo tão necessário. E ao adotarmos essa campanha, convocamos a todos, independente das crenças ou religiões, a acender a vela da paz. Com esse gesto simbólico, iluminaremos o caminho para um mundo mais justo e solidário”, pontuou Dionísio.

A campanha 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação começou seu percurso pelo mundo. No Brasil, o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.

NOVENA E LIVE SOLIDÁRIA – A Paróquia está vendendo os livretos para fazer a Novena de Natal em Família, juntamente com a vela da campanha nacional, no Centro Paroquial, a um custo de R$ 11.

As celebrações religiosas de véspera de Natal no dia 24 de dezembro acontecerão na Igreja Matriz, Bairro Nazaré e Parque Independência a partir das 19h, e no Bairro Condá a partir das 19h30; e na sexta-feira de Natal, missa na Igreja Matriz às 07h30 e nos Bairros Belo Horizonte, Itaipu e Jardim Irene a partir das 08h30.

Além disso, também haverá Live Solidária de arrecadação de alimentos “Cantando a Alegria do Natal e da Solidariedade” no dia 14 de dezembro, a partir das 20 horas, com participação especial do Seminário Diocesano e Coral SOS Vida. “Os artistas são conhecidos na comunidade e merecem nosso prestígio na transmissão ao vivo. Portanto, colaborem conosco nesse gesto de amor que pode salvar uma família, doando alimentos que serão repassados a famílias carentes”, enfatizou Padre Dionísio. Maiores informações, ligar 3264-3258.

Comentários