Cidades

MISSAL

Convênio com Recanto Parque Iguaçu disponibiliza vagas para pessoas que desejam tratamento de alcoolismo e drogadição

O município de Missal, por intermédio dasecretaria de Saúde, desde maio de 2021 realizou credenciamento com o Recanto Parque Iguaçu em Medianeira para tratamento de alcoolismo e drogadição. São disponibilizadas, a partir deste convênio, 04 vagas para missalenses que desejam o tratamento. O público é exclusivamente masculino, maiores de 18 anos.

Um dos requisitos básicos é o desejo de buscar tratamento, ou seja, o paciente se interna se for de livre e espontânea vontade. O referido tratamento tem duração de 09 a 12 meses, podendo ser interrompido conforme o desejo da pessoa. Nos últimos dias, um paciente de Missal fez a triagem e no dia 15 de junho vai para o internamento.

Portanto, as pessoas que fazem uso de drogas, sofrem com o alcoolismo, o Município de Missal está proporcionando tratamento gratuito, basta comparecer na Unidade Básica de Saúde do Centro, buscar pela Assistente Social que dará todo o apoio e orientação que necessita para realizar o tratamento. Importante lembrar que a FAMÍLIA é a base de todo o tratamento, antes, durante e depois.

Dependência de Drogas é considerada Doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.

Recanto Parque Iguaçu

A Casa de recuperação para dependentes químicos Recanto Parque Iguaçu atua desde abril de 2002 atendendo ao público masculino maiores de 18 anos, tendo como área de abrangência prioritariamente Medianeira e Municípios vizinhos, estendendo o serviço para todo o Estado do Paraná podendo atender pacientes do território nacional que por ventura solicitar, aceitar voluntariamente o tratamento e se enquadrar dentro das normativas de tratamento terapêutico.

A entidade tem capacidade para atender até 30 acolhidos de uma única vez, o tratamento é de no mínimo 09 meses e tem como método de tratamento a abordagem, clínica, psicológica e social, com ações disciplinares, espirituais e laborais. No seu quadro há duas assistentes sociais, duas psicólogas, uma terapeuta ocupacional, um enfermeiro, um supervisor, um monitor, secretária e coordenadora. Possui ambientes aconchegantes e acolhedores área social e muito contato com a natureza.

No ano de 2001, como resultado da Campanha da Fraternidade “Vida sim, drogas não!”, reúnem-se em assembleia representantes dos poderes públicos de Medianeira, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Santa Helena e Itaipulândia, lideranças empresariais, educacionais e religiosas e decidem fundar uma entidade filantrópica, localizada, no município de Medianeira/PR.

Tendo por missão ‘RECUPERAR VIDAS” proporcionar ao ser humano oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas, proporcionando-lhes espaço para recuperação e posterior reintegração na sociedade, com ênfase aos programas de prevenção.

Comentários