Cidades

COTRIGUAÇU

Cooperativa doa R$ 1 milhão para a AMOP em respiradores e testes de coronavírus

Equipamentos e materiais beneficiarão os 54 municípios da Região Oeste associados à entidade.

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) recebeu doação da Cooperativa Central Regional Iguaçu (Cotriguaçu) equivalente a R$ 1 milhão em aparelhos de respiradores e testes de detecção do coronavírus. Os equipamentos e testes beneficiarão os 54 municípios associados.

A contribuição foi comunicada nessa quinta-feira, pelo presidente da Cotriguaçu e diretor-presidente da Cooperativa Lar, Irineu da Costa Rodrigues, ao presidente da AMOP, Rineu Menoncin, o “Texeirinha”.

Também estiveram presentes lideranças regionais, como o presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Alci Rotta Junior; o representante do G8, Michel Lopes; o diretor-executivo da AMOP, Vinicius Almeida dos Santos; e o presidente da OAB-Cascavel, Jurandir Parzianello.

De acordo com a direção da AMOP, a quantidade de respiradores e testes a serem adquiridos ainda não foi definida. Os respiradores serão concentrados no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel.

Além de atender à região, o HUOP é o único estabelecimento de saúde regional de alta complexidade financiado exclusivamente pelo SUS. Já os testes para detecção de covid-19 serão distribuídos às secretarias municipais de Saúde dos municípios associados à AMOP.

“Texeirinha” ressaltou a importância da doação para fortalecer as ações das prefeituras contra o novo coronavírus e destacou a contribuição do setor produtivo regional na preservação de vidas. “Os dirigentes cooperativistas mostraram novamente sua grandeza e se prontificaram em nos ajudar imediatamente”, disse.

A Cotriguaçu tem como acionistas várias cooperativas do agronegócio regional, como a Coopavel, com sede em Cascavel; a Lar, que fica em Medianeira; a Copacol, sediada em Cafelândia; e a C.Vale, em Palotina.

Comentários