Cidades

ESPETÁCULO

Empresa que fez o Cristo Redentor “abraçar o Rio de Janeiro” produzirá o Natal de Luzes da Itaipu

Produtora transformará a fachada da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa com mensagens de esperança.

A Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do vídeo mapping no Brasil, será a produtora responsável pelo espetáculo do Natal de Luzes da Itaipu, que vai acontecer de 5 a 23 de dezembro, das 20h às 24h, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). O resultado do processo licitatório para a contratação da empresa foi publicado nesta quarta-feira (14).

Com grandes apresentações no portfólio – como o “abraço do Cristo Redentor”, para a campanha Carinho de Verdade, no Rio de Janeiro (RJ) –, a Visualfarm transformará a fachada da catedral em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa que traz mensagens de esperança e promete encantar turistas e a população iguaçuense.

Do Gramadão para a catedral

O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, passará por uma grande transformação a partir deste mês e, portanto, ficará por aproximadamente dez meses interditado. Por isso, a festa natalina promovida pela binacional acontecerá a poucos metros dali, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Além da rica decoração temática, o destaque deste ano será a projeção mapeada na fachada da catedral.

Em três faces da estrutura, frente e duas laterais, será contada a história da fronteira, com seus atrativos turísticos e a diversidade de etnias. Mas também haverá espaço para tudo que permeia a época de Natal: emoção, sonho e esperança.

“Esses temas são mais do que imprescindíveis no pós-pandemia da covid-19, que mudou a economia do mundo e deu novos significados à vida. Nossa gente deu ainda mais valor a coisas simples, e a mais importante delas é viver, ser solidário e dedicar sua existência a práticas boas”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

“Esse será mais um período importante para a nossa economia, que dá sinais de recuperação e mostras de que ninguém mais aguenta ficar em casa”, afirma. A campanha “Vem pra Foz” tem demonstrado isso, com os números da retomada do turismo dos últimos feriados. “Quando nos unimos, ficamos mais fortes e os resultados aparecem. Nossa gente e nossos visitantes merecem uma linda festa de Natal”, conclui o general.

O Natal de Luzes de Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe será a Vila do Natal de Luzes. O padre Clodoaldo Isidoro Frassetto é um dos maiores entusiastas da escolha do local para abrigar a programação natalina da usina de Itaipu. “É uma oportunidade de aproximação maior com a comunidade e também de transformar esse ponto num atrativo turístico religioso.”

Projeção

A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software. Enquanto a projeção plana não possibilita a manipulação da luz, a mapeada (ou video mapping) permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura.

Além da projeção, a área da catedral também receberá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

A projeção será mantida até o dia 23, mas a decoração permanece até a primeira semana de janeiro, para ajudar a movimentar o turismo no local. Todos os protocolos sanitários serão adotados, para proporcionar segurança aos visitantes.

Comentários