Cidades

LEGADO

Família Zanette celebra 70 anos da chegada à comunidade de Bom Jesus em Medianeira

As festividades começaram em 02 de dezembro de 2023 com uma missa de ação de graças na igreja de Bom Jesus, culminando no encontro da família em 29 de dezembro. Momento em que foram honrados aqueles que já partiram, como o Nono Antônio, Nona Ignes, tio João, tia Libera, tio Mauro, tia Ana, tio Guido, tia Zélia, tio Marcos, tia Maria, tio Hercílio, prima Ineizinha, primos Paulinho e Joãozinho, mantendo suas memórias vivas em todos os familiares.

A família agradece a cada presente por tornar o encontro especial e estende sinceros agradecimentos às tias Cezira, Dulce, Dalma, Marica e ao tio Pedro, que mesmo ausentes fisicamente, estão sempre nos corações de todos. Na ocasião foram homenageados os queridos tios presentes, Aquelino, Olídia, Rubens, Adelir, Reinaldo, e Clementina, com a entrega de uma lembrança especial. Tio Naldo compartilhou algumas palavras, destacando a força dos nossos antepassados e pedindo para preservar e cuidar das nossas crianças, dando-as bases sólidas para um futuro em um ambiente seguro e acolhedor. Agradeceu a todos que se fizeram presentes, reconhecendo as dificuldades, mas expressando a esperança de reencontrar os ausentes em breve.

HISTÓRIA – A história da Família Zanette remonta a 1953, quando o patriarca Antonio João Zanette e sua esposa Ignes Ross Zanette, vindos de Criciúma – Santa Catarina, desbravaram terras desconhecidas em busca de uma vida melhor. Chegando ao Oeste Paranaense, enfrentaram adversidades e construíram um legado duradouro na região de Bom Jesus, doando inclusive um pedaço de terra para a futura comunidade e escola.

Ao chegar, em 09 de outubro de 1953, a família enfrentou dificuldades, abriu clareira e construiu suas casas, contando com a solidariedade dos moradores locais. Também foi construída uma serraria juntamente com os filhos Aquilino, Guido, Reinaldo e com apoio da Clementina na alimentação. Na época da construção da Ponte Internacional da Amizade Brasil/Paraguai, a serraria foi primordial na entrega das armações de madeira. A serraria foi uma fonte relevante na sobrevivência da família.

A trajetória da Família Zanette na comunidade de Bom Jesus é um exemplo inspirador de coragem e determinação, representando a busca por uma vida melhor e a construção de um legado para os descendentes.

Esse foi o começo da história da família aqui no oeste paranaense e que se seguiu em frente. Vivendo ciclos bons e ruins, que vem e vão. Partidas de familiares e chegadas de novos membros. Uns buscaram outros horizontes, outros permanecem aqui.

 

Comentários