COMUNICADO
Governo do Estado envia recomendação às Secretaria de Educação e aos diretores das Instituições de ensino sobre Coronavírus
Texto por Assessoria . Fotos por Divulgação . 13 de março de 2020 . 15:10
Em coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou 06 casos confirmados de Coronavírus no Paraná, 05 deles em Curitiba e um em Cianorte, todos importados.
As orientações do Governo do Estado até o momento é que não sejam suspensas as atividades já programadas, sejam em igrejas, instituições de ensino ou nos eventos já previstos. No entanto, repassou algumas informações e orientações, principalmente para as instituições de ensino, sobre os cuidados necessários.
Além das recomendações sobre os cuidados, os alunos vão aprender um pouco mais sobre o novo Coronavírus, as formas de contágio, as formas de prevenção, entre outras questões. Entre as recomendações do Ministério da Saúde ao Ministério da Educação, estão promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar).
Além disso, estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool em gel), em pontos de maior circulação, tais como: recepção, corredores de acessos à sala de aulas e refeitório. Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado.
Outra recomendação é realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) após o uso. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio). Evitar compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros.
É importante ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas), evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus (COVID-19), manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades, e comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).
Segundo o Bem Paraná, em alinhamento com o Ministério da Saúde, a secretaria estadual, por meio do Centro de Operações em Emergências, informa que até o momento não há orientação para cancelamento de atividades coletivas e eventos públicos. No entanto, as medidas de contenção estão sendo analisadas diariamente pelo ministério e o COE estadual, sempre avaliando evidências de efetividade para cada cenário.
É recomendado evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, além das demais medidas já divulgadas, como a higienização das mãos, cobrir o nariz ao espirrar e tossir e usar lenços descartáveis. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença.
Confira as recomendações enviadas a Secretaria Municipal de Educação
Recomendações – Novo Coronavírus (COVID-19)
Senhor(a) diretor(a),
Senhor(a) presidente(a)
Prezada equipe de secretaria executiva,
Undime e Consed foram convocados para uma reunião de emergência no Ministério da Educação, na tarde de ontem, para um alerta sobre o Coronavírus. A reunião foi provocada após uma reunião do Ministério da Saúde com o MEC.
Foi publicada portaria (https://bit.ly/38KSyju) instituindo a composição do Comitê Operativo Emergencial composto pelo MEC, Undime, Consed, Andifes, Conif, Inep, FNDE, SEB e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para decidir as melhores providências a serem tomadas. A ideia é que essa rede de colaboração ajude a elaborar um documento com recomendações e procedimentos.
Recebemos orientações para evitar a marcação de reuniões presenciais que gerem concentrações de pessoas. Além disso, está prevista a liberação do recurso do PDDE, em parcela única, para aquisição de álcool em gel e materiais de limpeza.
Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros das redes de ensino adotem algumas medidas comportamentais. Essas recomendações são fundamentais, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização frequente de atividades coletivas.
É recomendado ainda que os membros das redes de ensino adotem algumas medidas comportamentais junto à comunidade. Deste modo, a Secretaria de Educação Básica do MEC encaminhou um ofício com orientações às redes municipais de educação.
Segue abaixo para conhecimento.
Atenciosamente,
Equipe Undime
Comentários