Cidades

São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal define ações de segurança com diretores das escolas municipais e CMEI’s

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Educação e de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, esteve reunido com os diretores das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) na segunda-feira, 17, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, para definir mais ações de segurança para as instituições de ensino. Representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar também participaram do encontro.

Na oportunidade, além de reforçar as ações já implantadas no município também foram confirmadas novas ações, sendo a principal delas, a presença de um guarda patrimonial em cada um dos CMEI’s durante o dia e o reforço dos cuidados nas escolas com o suporte dos profissionais do grupo de apoio.

Esse trabalho preventivo será realizado até a conclusão de um processo licitatório para contratação de uma empresa para segurança de todas as instituições de ensino da rede municipal. ‘Na última sexta-feira, logo após a reunião com os pais que nos procuraram, nos reunimos internamente e definimos pela contratação, assim como conseguimos alinhar, dentro da legalidade, a presença dos guardas patrimoniais e esse reforço nas escolas’, explicou o prefeito em exercício, Claudio Rodrigues.

O processo deverá levar cerca de 30 dias. Mesmo com essa possibilidade, a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar continuará constante. “Está sendo realizada uma força tarefa para acelerar o máximo esse processo, tendo em vista sua urgência”, informou o secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.

São Miguel do Iguaçu possui 19 escolas municipais e CMEI’s que atendem cerca de 3.200 estudantes. “O momento é de cautela e não de pânico”, destaca o secretário.

Na sexta-feira, 14, o Governo Municipal recebeu um grupo de pais e informou sobre as ações de segurança que já estavam sendo desenvolvidas nas instituições de ensino do município. “Entre as ações sendo executadas está o reforço no patrulhamento e rondas da Guarda Municipal, com os guardas chegando às escolas e CMEI’s, descendo da viatura e realizando uma vistoria em todo o pátio; monitoramento das ações em conjunto com todas as forças de segurança do município; orientação para diretores e coordenadores das escolas sobre medidas de prevenção e ampla divulgação dos números para denúncias”, disse Alcará.

Também foi apresentado o projeto que está sendo desenvolvido para instalação de câmeras de monitoramento em todas as instituições de ensino e pontos estratégicos do município, sendo que as imagens serão monitoradas na sede da Guarda Municipal, que está em reforma, e também o projeto para melhorias nas estruturas das instituições de ensino do município.

Segundo Doraci Fanck, diretora da Escola Municipal Anita Garibaldi, do Distrito de Aurora do Iguaçu, tais medidas são importantes, no entanto, o momento é de manter a calma. “Precisamos acalmar e orientar a equipe, professores, pais e estudantes sobre esses fatos todos e não entrar num pânico generalizado que não resolve o problema, muito pelo contrário, aumenta a insegurança”, ressaltou.

A secretaria de Educação também anunciou uma reunião para o dia 26 de abril, quarta-feira, no Clube da Terceira Idade, para os pais dos estudantes com o objetivo de abordar esse assunto. “O encontro será conduzido pela Polícia Militar e a Guarda Municipal e é importante a presença de todos”, destacou a secretária, Solange Gamba.

Comentários