São Miguel do Iguaçu
Governo Municipal iniciou o programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, iniciou na quarta-feira, 15, o programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’, que tem por objetivo proporcionar uma rede de atenção a todas as necessidades de saúde da mulher.
Texto por assessoria . Fotos por divulgação . 23 de fevereiro de 2023 . 14:50
Serão 09 encontros com diferentes temáticas e profissionais, sendo que o primeiro foi realizado no Lions Club, com a palestra ‘Mudanças do corpo, percepção da gestação’, comandado pela psicóloga Inês Ferreira Welter. “Há muitas mudanças de pensamento e sentimento no período de gestação, que é única. Preocupações, medos, insegurança são comuns e é preciso que a mulher entenda que isso faz parte desse processo. Se há dúvidas e inseguranças é preciso buscar ajuda de um profissional”, conta a psicóloga.
“As grávidas cadastradas no programa terão direito a acompanhamento de consultas de pré-natal, realização de todos os exames laboratoriais e ultrassonográficos e teste rápido para IST’s, avaliação odontológica e garantia de referência para o hospital maternidade”, informa a enfermeira do programa, Marizete da Silva Nunes Ortiz.
No 1º encontro, além da palestra, houve o momento de acolhimento das gestantes, a triagem e um saboroso e saudável café da manhã. “É um momento de aproximar as gestantes com a equipe de Saúde e fazer todo o acompanhamento”, disse a gestante Cintia Patrícia Lopes Silva, que espera seu segundo filho.
As estudantes que estão no último ano do curso de Enfermagem da Faculdade Uniguaçu auxiliam no programa. “É um excelente aprendizado e é um programa que vai dar certo no município”, declarou a estudante Daiane Scheffer.
Teve pais que acompanharam suas esposas no evento. Foi o caso de Alisson Oliveira Martins que esteve com sua esposa Emilim Ferreira Mello, mãe do primeiro filho. “Vou acompanhar todos os momentos da gravidez da minha esposa, como as consultas e ultrassom, porque é maravilhoso”, contou Alisson.
O Pré-Natal é o cuidado de saúde recomendado para todas as gestantes. Seu principal objetivo é garantir uma gestação saudável e diagnosticar e tratar possíveis complicações. “É fundamental para que a gestante e o bebê passe por esse processo sem intercorrências”, informou a obstetra Tainã Maria Durans Brito Tochetto, médica do programa.
Outro aspecto do programa é cuidar da nutrição das gestantes porque a alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. “Isso vai garantir saúde para a mãe e o bebê”, contou a nutricionista do programa, Andreia Wedling.
O município de São Miguel do Iguaçu conta hoje com 202 gestantes, segundo levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Nossa intenção é abranger todas essas gestantes e acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez para que tudo corra bem”, destaca a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.
O próximo encontro do programa vai ser no dia 29 de março com o tema amamentação. Confira toda a programação:
Comentários