Cidades

ITAIPULÂNDIA

Grande participação em audiência demonstra interesse da população na geração de empregos

A Prefeitura Municipal de Itaipulândia convocou e a população compareceu em grande número (cerca de 500 pessoas), para acompanhar a audiência pública, que teve como objetivo a análise de viabilidade de alienação de bem público, objetivando a ampliação da Unidade Industrial Frigorífico São Miguel LTDA – FRIELLA.

Esta foi a maior audiência pública realizada em Itaipulândia, haja vista o grande interesse dos munícipes na geração de emprego.

Inicialmente, a Prefeita Cleide Prates falou sobre a proposta da empresa para com o município, em uma parceria de dobra de turno, abatendo mais mil suínos no período da noite e automaticamente gerando mais 250 empregos diretos.

Em contrapartida, a municipalidade irá fazer a alienação do empreendimento e em caso de não cumprimento das propostas da empresa, poderá haver reversão, ou seja, o empreendimento voltaria a ser do município.

Na sequencia, o Diretor de Indústria e Comércio, Vilmar Alves, representando a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio do município, apresentou todos os dados da empresa, mostrando em números o que representa a FRIELLA hoje no município, sendo ela a responsável por praticamente 20% do número total de empregados no município, com mais de 500 empregos diretos no frigorífico.

Logo em seguida foi aberto para debates e sugestões ou questionamentos por parte da população, momento em que o Promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Dr. Pedro Gabriel Hayaschi Almeida fez algumas perguntas e deixou algumas sugestões, sendo acompanhado também por munícipes e vereadores que se manifestaram, a maioria apoiando a possibilidade de doação com encargos.

Desta forma, com esta audiência, foi conferida transparência, democratização e participação popular no evento. O próximo passo é elaborar o Projeto de Lei, com acompanhamento jurídico e encaminhar para o legislativo municipal, que poderá analisar e quem sabe sugerir emendas e, posteriormente, colocar em votação.

“Este é um dos principais objetivos desta administração, procurar meios para que possamos gerar empregos para nossa gente e assim dar uma melhor qualidade de vida aos que aqui residem. Desta forma não mediremos esforços para que esta parceria dê certo, claro, dentro da legalidade jurídica”, comemorou a Prefeita Cleide Prates.

Comentários