Cidades

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Grupo ‘Gestante Gerar e Nascer’ realiza primeiro encontro

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF) e em parceria com a CRESOL, iniciaram o projeto ‘Gestante Gerar e Nascer’.

O primeiro encontro foi realizado na segunda-feira (11), no Lions Clubes com a presença das gestantes que já realizam o pré-natal no município. Além delas, o grupo conta com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e coordenadora, representantes da Secretaria de Saúde, do Complexo Hospitalar Municipal, da Atenção Básica de Saúde, e toda a equipe do NASF, formada por Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga, Assistente Social e Nutricionista.

O projeto tem como objetivo incentivar as gestantes a realizarem o pré-natal, promover palestras educativas e a troca de experiências entre as futuras mães. O grupo também prevê: garantir a proteção social e assistência efetiva à gestante e a criança, orientar e incentivar o parto normal sempre que possível, promover o aleitamento materno e proporcionar aos pais confiança e segurança desde a gestação até o pós-parto.

Nesta primeira reunião, todas as gestantes fizeram o cadastro para acompanhamento. Durante todos os encontros haverá sorteio de brindes e café da tarde.

De acordo com as coordenadoras do projeto, elas esperam que com os encontros mensais haja um aumento da adesão ao pré-natal e do parto normal entre as gestantes da cidade, assim como redução da mortalidade do neonatal, aumento do aleitamento materno, entendimento sobre os direitos sociais e planejamento familiar.

O próximo encontro será realizado no dia 01 de abril no Lions Clube, ao lado da Secretaria de Saúde, e todas as gestantes do município estão convidadas para participar.

Comentários