Cidades

ATENÇÃO

Índice de Infestação do Aedes Aegypti diminui em Missal, mas ainda continua acima do preconizado

Nesta semana foi informado o índice de infestação do Aedes Aegypti em Missal. O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) está em 1,5%, onde o preconizado é no máximo 1%. Isso significa que houve uma redução do índice em relação ao último levantamento que era de 1,7%, mas ele continua acima do preconizado. O levantamento foi feito de 05 a 09 de outubro.

Durante o ano são realizados 04 levantamentos, sendo que este foi o último do período. Segundo informações os mosquitos continuam em circulação e são resistentes ao frio, ocasionando uma alta no índice de infestação assim que as temperaturas voltarem a subir. Portanto, como os dias frios foram poucos, e com as altas temperaturas, é preciso manter os cuidados.

A maioria dos focos foi encontrada nos pequenos depósitos móveis, seguido de lixo. Estes são os locais onde são encontrados mais focos do mosquito transmissor da dengue. Foram programadas 230 visitas, mas houve um levantamento em 273 imóveis. A população precisa manter as medidas, observando e eliminando todo e qualquer material que possa acumular água.

O combate a dengue deve permanecer durante todo o ano. Mesmo com diversas ações, isso ainda não é suficiente. Para o combate à dengue, é importante que cada um possa colaborar, verificando calhas, vasos de plantas, caixas d’água abertas, fossas, piscinas, bebedouros de animais, entre outras situações que possam ser criadouros do mosquito.

Comentários