Cidades

SÁBADO É DIA D

Iniciada Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começou ontem (10) no Paraná e segue até o dia 13 de março. E o primeiro ‘Dia D’ de mobilização será neste sábado (15) e também dia 07, do próximo mês.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – A vacina já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Central, Panorama, Novo Mundo, Gaúcha, Aurora, Santa Rosa e São Jorge. No Balneário Ipiranga somente terá vacina dia 15 e em Guanabara somente dia 07. Nos ‘Dias D’ as UBS’s estarão atendendo das 08h ao meio dia e das 13h às 17.

MISSAL – No dia D de mobilização, as Unidades de Saúde de Missal estarão atendendo das 8h as 16h, sem intervalo. As pessoas que forem se vacinar devem estar munidos dos documentos pessoais, cartão do SUS e carteira de vacinação.

ITAIPULÂNDIA – A campanha será realizada nas Unidades de Saúde de Santa Inês, São José Do Itavó, Caramuru e na Unidade Central ao lado do SAMU, de segunda a sexta feira das 08h às 11h e das 13h às 17, e no sábado dia 15/02 a partir das 08h às 11h30.
É OBRIGATÓRIA a apresentação de carteira de vacinação e documento de identificação.
Também haverá horário estendido das 17h às 20h, para a realização SOMENTE de vacinação nas unidades de saúde conforme relação abaixo:

  • Unidade Saúde Da Família Caramuru: dia 20/02.
  • Unidade Saúde Da Família Central: 19/02, 26/02 e 11/03.
  • Posto De Saúde Santa Inês: 18/02.
  • Unidade De Saúde São Jose Do Itavó: Data a ser definida.

Neste ano, o Paraná vai vacinar todas as pessoas de 05 até 59 anos de idade. O público-alvo da campanha são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença no Estado.

Então, para as faixas etárias de cinco até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva, ou seja, de acordo com o histórico vacinal. Já para as pessoas de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades no período da campanha. 

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA POR EDITORIA

Comentários