Cidades

SICREDI

Investir em energia solar é investir no futuro

Associado em Itaipulândia conta com o abastecimento de energia solar gerada pela própria usina

Numa época em que procuramos buscar soluções sustentáveis para contribuir com nosso planeta, a energia solar vem saindo na frente quando se trata de geração elétrica. Também chamada de fotovoltaica, a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, ou seja, ela depende exclusivamente dos raios solares para alimentar casas, estabelecimentos, empresas e áreas rurais. Você conhece essa fonte de energia renovável? Se não, está na hora de saber mais sobre!

A possibilidade de gerar a própria energia elétrica levou o associado Altair Schlemper Seemann, a investir nos painéis solares na sua propriedade. “Eu iniciei instalando placas solares para abastecer a minha casa e as dos meus filhos, tanto na cidade como no sítio. Conforme fui expandindo a propriedade, adquiri uma usina solar própria, onde o objetivo inicial era vender energia. Porém, como o meu consumo é muito grande, devido todo o maquinário e irrigação, estou conseguindo abastecer toda a propriedade rural e usando apenas para consumo próprio, mas claro que a expectativa é expandir e poder gerar renda”, ressalta Altair.

Vantagens não faltam quando o assunto é energia solar, ela pode reduzir a fatura em até 95%, seu processo de instalação é simples e rápido, tem longa durabilidade, podendo ultrapassar 25 anos de funcionamento, não é poluente e exige pouca manutenção.

Altair relata também sobre a flexibilidade de uso que a energia solar oferece. “Antes eu possuía o auxílio da luz noturna – que possibilitava usar especificadamente durante a madrugada, e agora como possuo a energia solar gerada pela minha usina, eu consigo usá-la em qualquer horário do dia, que acaba sendo uma vantagem muito grande para quem precisa realizar irrigação”, complementa Altair.

Conforme o gerente da agência Sicredi de Itaipulândia, Thiago Maciel de Matos Souza, qualquer pessoa pode possuir a energia fotovoltaica. “Não importa se você deseja instalar ela em sua casa, empresa, indústria ou na propriedade rural, essa tecnologia pode ser facilmente adaptada para todas as necessidades e garantir economia em todos os lugares. E o Sicredi tem sido um grande parceiro, disponibilizando linhas de crédito com até 10 anos para pagamento”, finaliza Thiago.

Comentários