Cidades

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Itaipu e Lindeiros criam movimento de Cultura pela Sustentabilidade em setores públicos

O Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu através do convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, prefeituras e demais parceiros está organizando a mobilização denominada “Campanha para formar uma Cultura pela Sustentabilidade” que marca as comemorações relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente 5 de junho. São envolvidos os 54 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), e do oeste do Paraná.

Está em andamento um trabalho de sensibilização com os funcionários que atuam em espaços públicos municipais, segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden. “A metodologia utilizada para atingir o objetivo é a realização de palestras, edição de vídeos, dinâmicas de grupo sobre o impacto da geração de resíduos e a importância do consumo consciente para a manutenção da vida”, observa o gestor do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. “O foco desta ação é reduzir a utilização de copos descartáveis em espaços públicos considerando-se o impacto ambiental do uso de plásticos e aspectos econômicos no orçamento municipal a partir desta mudança”, salienta.

Efeito prático

Para ter efeito prático são distribuídas canecas para funcionários de setores públicos municipais. O slogan “Minha atitude faz a diferença!” tem o objetivo de estimular a iniciativa pessoal pela sustentabilidade. A proposta é que cada pessoa que receber a caneca passe a utilizá-la diariamente, em sua mesa de trabalho para contagiar outras pessoas com esta atitude.

A coordenação das atividades nos municípios está sob a responsabilidade dos gestores municipais de educação ambiental. A mobilização coletiva, com o lançamento da campanha e entrega das canecas será no decorrer dos meses de junho e julho, de acordo com a organização de cada município.

Comentários