AVALIAÇÃO E PROJEÇÕES
Lar apresentou resultados e novidades em tradicional encontro com a imprensa
Para finalizar o ano de 2021, a Lar Cooperativa Agroindustrial realizou o tradicional encontro com a imprensa regional, no último dia 16, para falar sobre as realizações de 2021 e as novidades previstas para 2022. O Diretor Presidente da Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, apresentou os números, falou dos investimentos e perspectivas para os próximos anos.
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por Ana Cláudia Valério . 17 de dezembro de 2021 . 16:28
INVESTIMENTOS – A Lar passou por um período de grandes investimentos, crescentes inclusive nesses últimos dois anos e notadamente neste ano de 2021. Nós adquirimos lojas, indústrias, fizemos muitas obras e também muitas ampliações, para que a Lar pudesse ter todas as suas indústrias cheias de matéria-prima, para operar a plena carga. Em dois anos a Lar investiu R$ 1,944 bilhão e deverá investir, nos próximos dois anos, conforme está no planejamento estratégico, 4,5% da receita líquida.
DESEMPENHO – Tivemosum desempenhosemelhante ao ano passado, um desempenho muito bom. Nós vamos superar nossas metas de faturamento esse ano também.
EDUCAÇÃO – O pilar da educação para nós é extremamente importante, estratégico e fundamental. A Lar hoje é uma cooperativa maior, mais complexa, tem que ter um quadro de gestores preparados e isso é crescente na Lar. Essa semana, por exemplo, nós encerramos quatro cursos de nível médio, dois cursos de eletromecânica, um na área de gestão de alimentos e um em manutenção industrial. Isso demonstra o quanto a Lar está investindo, tanto em nível médio como nível superior. Temos também a fábrica de líderes para ocupar cargos de gestão e substituir funcionários que estão se aposentando.
PANDEMIA – 2020 foi um ano muito tenso, há quem pregava que tudo tinha que fechar, inclusive as indústrias de alimentos e não tinha como. Assim como as pessoas precisavam de atendimento na saúde e comprar medicamentos, precisavam comprar alimentos. E aí se criou aquela expressão: o Agro não para. Não tem como parar. E por que não para? Porque as pessoas não param de se alimentar.
INOVAÇÃO – Nós estamos com a Lar Universidade Corporativa há mais de 10 anos, com um programa de inovação implantado, com comitês de inovação, com transformação digital e já temos comitês de inovação envolvendo produtores associados. Isso quando começa é um pouco abstrato, mas na medida em que as pessoas começam a estudar, se reunir e aguçar um pouco o sentimento de percepção, é impressionante como colaboradores mais simples têm boas ideias. E na medida em que as boas ideias deles nos ajudam a transformar em algo concreto e a gente dimensiona o resultado econômico e os premia, isso vai contagiando. Isso fez com que a Lar em 2020 fosse considerada a 2ª cooperativa mais inovadora e em 2021 a de número 1, a cooperativa mais inovadora do país. E isso não é algo que aconteceu de uma hora para a outra, é um trabalho contínuo, nós temos muitos programas voltados à inovação. Nós tivemos, por exemplo, este ano o 1º AgroDay, do Parque Tecnológico de Itaipu, que veio aqui. Tudo isso foi criando um clima de curiosidade, de inovação, de estudo, de busca por algo que pode ser feito melhor.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – O principal destaque da Lar é a geração de empregos. Nós somos hoje a cooperativa que mais emprega no país, com 24 mil empregos diretos e nós chegaremos em 2030, de acordo com o nosso crescimento, a mais de 39 mil empregos gerados.
CAMPANHA DE VAREJO – Continuamos inovando com o nosso embaixador da marca Michel Teló. Penso que nós encontramos alguém que nós gostaríamos de ter. Ele se identifica conosco, nasceu em Medianeira e tem um carinho enorme pela Lar. Ele se empenha muito nos materiais que estão sendo feitos. E tem muito material bom chegando. Alguns até emocionam, pois foram feitos na casa dele com todo o carinho. O Michel está colocando isso na marca e nos produtos Lar.
Comentários