REUNIÃO
Medianeira discute plano de revitalização da Avenida Brasília
Ação contempla a criação de uma Rua Completa na principal avenida da cidade, e faz parte do plano de mobilidade urbana do município. Projeto tem custo estimado em cerca de R$ 6,4 milhões
Texto por Douglas florêncio . Fotos por Douglas Florêncio/Divulgação . 19 de abril de 2024 . 15:48
A Administração Municipal de Medianeira realizou na quinta-feira (11), no Auditório da ACIME, reunião para tratar sobre a revitalização da Avenida Brasília, principal via da cidade. O encontro contou com a participação de lideranças do município, representantes do comércio local e população.
Na apresentação do projeto, o vice-prefeito Evandro Mees pontuou: “Serão realizados serviços de demolição e remoção, terraplenagem, melhoria nos sistemas de drenagem, base, revestimento em concreto, meio-fio e sarjeta, urbanização com área de passeio e arborização, renovação da sinalização de trânsito, mobiliário e nova iluminação pública. Contempla ainda o nivelamento da via ao nível da calçada, com implantação de ciclofaixas nas laterais do canteiro central, mantendo as duas vias de passagem de veículos”.
O projeto segue sendo avaliado e discutido pela administração através da secretaria de obras, com participação de profissionais técnicos da área e da população. O cronograma de execução é estimado em 12 meses, cerca de 45 dias para cada quadra completa, e o orçamento previsto para a entrega da obra é de R$ 6,4 milhões.
RUA COMPLETA – O conceito de rua completa se refere ao desenho de uma via urbana que permite deslocamentos acessíveis, seguros, confortáveis e diretos para todos. Devendo incluir além da faixa de rodagem, calçadas para pedestres com árvores, bancos e faixas de pedestres a cada certa distância, ciclovias seguras e interligadas para ciclistas e corredores exclusivos para que o transporte público seja realizado de forma eficiente. Um exemplo disso é Rua XV de Novembro em Curitiba.



Comentários