Cidades

boletim de hoje

Medianeira tem transmissão comunitária da Covid-19

O boletim oficial da Covid-19 divulgado hoje (04) pela Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira trouxe mais um caso confirmado da doença. O homem, de 58 anos, não teve contato com nenhum caso suspeito ou confirmado e não tem histórico de viagens, caracterizando transmissão comunitária. Isso significa que, diferente dos casos de transmissão local, não é possível identificar a origem da contaminação.

Na transmissão local, sabe-se que uma pessoa se infectou pelo contato com outra, que contraiu o vírus após ter estado em região em que há contágio. Já na transmissão comunitária ou sustentada, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais.

No caso de Medianeira as equipes de vigilância não conseguiram mapear a cadeia de infecção.

Quando há transmissão comunitária, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas gripais e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção, isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa.

Comentários