Cidades

COMUNICADO

Missal suspende aulas e eventos nos próximos dias por conta do Coronavírus

19ª Deutsches Fest também está suspensa

Como já está sendo noticiado amplamente, estão sendo tomadas diversas medidas visando conter o avanço do Coronavírus no País. Na última segunda-feira, 16 de março, o Governo do Estado anunciou o decreto 4.230, suspendendo as aulas a partir de 20 de março, por tempo indeterminado, entre outras determinações. Ainda conforme o decreto estadual, os eventos acima de 50 pessoas devem ser evitados a partir de 23 de março.

Portanto, seguindo essas recomendações do decreto 4230 de 16 de março de 2020 do Estado, o município de Missal está suspendendo as aulas a partir de 20 de março, tanto nas escolas como nos CMEi’s, da mesma forma suspende o transporte escolar e o transporte universitário a partir da mesma data. Todas as oficinas culturais, escolinhas e competições esportivas organizadas pelo município, estão suspensas a partir desta terça-feira (17).

O Prefeito de Missal, Eduardo Staudt, anunciou ao vivo em entrevista na Rádio Nativa, durante a manhã, logo após publicado o decreto nº5342 de 17 de março de 2020, as medidas que estão sendo tomadas, juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich, explicando sobre a suspensão das aulas e as demais atividades suspensas.

A Secretária de Saúde de Missal, Carla Teresinha Laismann, esteve na segunda-feira (16) concedendo entrevista na emissora, onde ressaltou que não há motivo para preocupação em relação ao Coronavírus e que essas medidas adotadas são para conter o avanço da doença, justamente para evitar que uma pandemia chegue a nossa região e ao nosso município. Não há nenhum caso suspeito em Missal.

Na segunda-feira, 16 de março, já havia sido anunciada a suspensão das atividades nos grupos de idosos, do Hiperdia, e, além disso, foram suspensas atividades do Construindo Laços com as gestantes, do Projeto Nosso Lar com as Mulheres e do Projeto Aprendiz com as Crianças, atividades desenvolvidas no CRAS.

O Prefeito Eduardo, no entanto, desde já alertou, que essas suspensões, são para que as pessoas permaneçam em casa, que não se trata de férias e que aglomerações devem ser evitadas. Essas medidas vão contribuir para barrar a doença e com isso a situação volta ao normal antes. O alerta e a preocupação devem ocorrer, porém, sem desespero. “Vamos seguir as orientações repassadas, contribuindo para que o Covid-19 não avance”, destaca.

DEUTSCHES FEST – Na manhã desta terça-feira, 17 , foi decidido suspender a 19ª Deutsches de Missal. A decisão foi tomada, adotando medidas para conter o avanço do Coronavírus. Sendo a Deutsches Fest um evento que atrai pessoas de diversos locais, inclusive países vizinhos, e em atendimento ao decreto 4.230 do Governo do Estado do Paraná, o mais prudente foi suspender a realização do evento, da mesma forma, até segunda ordem. A decisão atende também o decreto municipal nº 5342 de 17 de março de 2020.

A noite haverá uma reunião na Câmara de Vereadores com as entidades parceiras, com os organizadores dos Grupos (Blocos), para tratar sobre o assunto. A reunião tem início as 19h. As medidas sobre o que já foi realizado e o que estava previsto, estão sendo analisadas pela Associação Cultural Deutsches Fest de Missal, organizadora do evento neste ano.

Nesta segunda-feira, 16 de março, havia a informação da manutenção do evento, aguardando uma ordem superior e recomendações de especialistas. A decisão final seria tomada no dia 30, porém, como houve o Decreto do Estado 4.230 de 16 de março de 2020, a decisão de suspender o evento, foi antecipada. A qualquer novidade sobre as recomendações, as informações serão repassadas.

Comentários