Cidades

AGRONEGÓCIO

Mostra do Cavalo Crioulo será uma das atrações da Expomed 2023

Durante a Expomed 2023, que acontece de 11 a 15 de outubro, no Lar Centro de Eventos, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste do Paraná (NCCCOP), realizará a Mostra do Cavalo Crioulo. “O objetivo é apresentar os padrões raciais aceitados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), avaliar os animais presentes nessa mostra e também aproximar ainda mais as pessoas da região que gostam de cavalos, animal que sempre chama muito a atenção”, explica Rafael Cerri, médico veterinário e jurado auxiliar ABCCC.

Rafael tem contato com cavalos desde criança, mas o interesse pela raça crioula veio ao conhecer alguns poucos animais que existiam na região. “A paixão se concretizou no ano de 2005 quando, na companhia de alguns amigos, fomos acompanhar uma etapa seletiva para o ‘Freio de Ouro’, na cidade de Pato Branco, prova essa que serve como critério de seleção da raça, onde avalia-se morfologia (padrão racial + beleza) e função (habilidades montado e manejo com gado)”, recorda.

Segundo o médico veterinário, a aquisição do primeiro animal puro veio após alguns anos e a criação propriamente dita aconteceu depois do nascimento do primeiro animal em sua propriedade. “O fato de estarmos em uma região onde a tradição em possuir ou criar cavalos acaba sendo pouco expressiva, não nos impediu de que, mesmo de forma artesanal, em pequena escala, pudesse realizar esse desejo de criança”, comenta Rafael.

Ele complementa que o advento de tecnologias de reprodução – como a inseminação artificial-, serviço que é prestado em sua propriedade, “vem proporcionando o acesso a genéticas consagradas dentro da raça e consequentemente uma melhora genética, até mesmo para aquele usuário do cavalo para esporte, mas que deseja reproduzir seu animal”, avalia.

Sobre a oportunidade de poder participar da Expomed, o médico veterinário destaca que o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Oeste do Paraná agradece a toda organização da Expomed, “esperamos poder engrandecer ainda mais esse evento”, finaliza.

Comentários