Cidades

MEIO AMBIENTE

Municípios desenvolvem ações alusivas ao Dia Mundial da Água

MISSAL – O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Portanto, na sexta-feira, o município de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fez a recuperação de uma nascente na propriedade de Irineu Mattei na comunidade de São José. A atividade marcou o Dia da Água no município de Missal e faz parte das 13 atividades anunciadas do Programa Encontros e Caminhos, desenvolvido pela Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros.

Como forma de levar o conhecimento adiante, principalmente a conscientização ambiental, apresentando a importância de fazer proteções de nascentes como essa, alunos do Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis (Cepem), participaram da atividade. Essa participação, além de torna-los colaboradores ativos, permite que aprendam técnicas para manter o recurso natural mais importante para sobrevivência das espécies, que é a água, principalmente para que num futuro próximo não se sofra com a escassez desse recurso.

Além dessa primeira etapa da recuperação da nascente, onde foi utilizada uma técnica específica com a utilização de pedras retiradas da própria propriedade, e com o apoio da Sanepar, foram feitas as ligações de encanamento necessárias, ainda haverão próximas etapas, pois a área necessita ser isolada, para que animais não comprometam o resultado e a qualidade da água, bem como serão plantadas mudas de árvores nativas, o que melhora não só a qualidade da água, mas no futuro a quantidade dela.

A água dessa fonte recuperada, será utilizada basicamente por duas famílias. Uma por declividade, outra através de bomba de recalque, usada na descedentação animal. Porém, poderá também ser utilizada para o consumo humano, pois será tratada semanalmente com cloro ativo, trabalho feito pela Sanepar, Unidade de Missal.

Além dos alunos, a ação contou com a colaboração do Coletivo Educador Municipal, que entregou fitas com os dizeres “Minha Atitude Faz a Diferença”, e auxiliou nos trabalhos. Entidades como Emater, CAPA, Cresol, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municipios Lindeiros ao Lago de Itaipu, foram parceiros da atividade. A Administração Municipal de Missal disponibilizou estrutura e equipe para a realização da atividade, bem como o transporte para levar os alunos.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – As Escolas Municipais de São Miguel do Iguaçu estão desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água, sendo uma delas denominada ‘Corrente do Bem’, onde são distribuídas três fitinhas a cada aluno, contendo a frase “Minha atitude faz a diferença!”.

A proposta é que fique uma para o aluno, amarrada ao pulso, e as outras duas sejam distribuídas às pessoas da comunidade.  Quem usar o adereço se comprometerá em realizar uma ação que contribua com a sustentabilidade ambiental do seu território, especialmente na proteção das águas.

A ‘Corrente do Bem’ marca as comemorações em torno do Dia Mundial da Água, lembrado hoje, dia 22 de março. A ação com o apoio da Itaipu Binacional, envolve os 54 municípios da Bacia do Paraná 3 e do oeste do Paraná.

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – Na semana em que é lembrado o Dia Mundial da Água (22 de março), Santa Terezinha de Itaipu tem muito que comemorar. Ações realizadas pela Administração Municipal nos últimos anos mostram a seriedade e o compromisso com o meio ambiente. O município se tornou exemplo na implantação de práticas ambientais. Investimentos realizados comprovam a preocupação da gestão pública em oportunizar aos itaipuenses melhor qualidade de vida.

Santa Terezinha de Itaipu é um dos únicos municípios do Brasil a levar água potável para 100% das comunidades Rurais. São 140KM de rede que atendem a 660 famílias, garantindo melhor qualidade de vida, a permanência do homem no campo e a geração de emprego e renda com a agroindústria, o que também rendeu o Prêmio Gestor Público do Paraná em 2018.

Além disso, Santa Terezinha é referência pelo projeto de cisternas implantado nas escolas municipais para captação de água da chuva com a finalidade de reuso da água na limpeza das calçadas e salas de aula, o que gerou uma economia de 30 a 40% nos gastos. As parcerias do poder público também têm contribuído para proteção da água, como é o caso da proteção de nascentes e o programa de coleta seletiva. Outra ação que merece destaque são os abastecedouros comunitários que atendem aos produtores rurais e auxiliam na preservação do meio ambiente.

E para lembrar a importância da preservação da água, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente e dos Educadores Ambientais do município, está realizando uma mobilização denominada “Corrente do Bem” que marca as comemorações relacionadas ao Dia Mundial da Água, nos 54 municípios que compreendem a Bacia do Paraná 3.Ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e prefeituras.

Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada a entrega de fitas para cada servidor público, com a frase “Minha atitude faz a diferença”. Ao usar o adereço, os servidores se comprometeram a adotar ações que visem à sustentabilidade ambiental, especialmente a proteção da água.  A atividade de entrega das fitinhas acontecerá de 22 a 29 de março com os alunos do 4º e 5º anos nas escolas municípios de Santa Terezinha de Itaipu.

ITAIPULÂNDIA – Pela passagem do Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Itaipulândia, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma programação especial na sexta-feira (22).

No período da manhã foi realizada uma palestra aos alunos das escolas municipais, pela educadora ambiental Leila Paschoalotto, que abordou sobre o tema e falou da importância da data e consequentemente o uso racional da água.

No seu pronunciamento de abertura, a Prefeita Cleide Prates lembrou que o objetivo da palestra era de promover a conscientização sobre a relevância da água para nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Segundo ela “a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação”.

Já no período da tarde houve um momento de soltura de alevinos pelos alunos das escolas municipais, no reservatório de Itaipu e no lago de Santa Inês.

Segundo a diretora de meio ambiente, Marlei Kaefer, “a ideia de realizar esta movimentação com alunos, no Dia Mundial da Água, é por que estas crianças precisam aprender desde cedo sobre a importância e os cuidados com água e, consequentemente, elas são as melhores disseminadoras para uma melhor preservação do meio ambiente como um todo”.

Comentários