Cidades

REVISÃO

Novos valores faz prefeitos lindeiros repensarem asfaltamento por intermédio de consórcio

Conforme o Cindepar, a planilha anterior gerava prejuízos e por isso foi revista

Prefeitos, vereadores, secretários e departamentos jurídicos das gestões municipais participaram nesta quarta-feira (19), da Assembleia Geral Ordinária (AGO), do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para retomar as negociações e definições relacionadas à execução de asfaltamentos por intermédio do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), responsável pela operacionalização dos conhecidos ‘kits asfálticos’.

Conforme o presidente do Cindepar, prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira, o consórcio estava operando com prejuízos e, por tal motivo novas propostas de valores foram apresentadas aos prefeitos lindeiros. Uma proposta é para o tratamento superficial triplo (TST), diretamente em cima da pedra irregular e outra é com a correção das pedras e pintura de ligação para posteriormente aplicar o TST, conforme Manueira. “O consórcio não objetiva ter lucros, mas também não pode acumular prejuízo, o que vinha ocorrendo”, explica.

Diante da nova situação, as administrações municipais acordaram que, em um prazo de 10 dias serão apresentados seus pareceres a respeito do interesse em executar os serviços por intermédio da contratação do consórcio. “Temos este convênio com a Itaipu Binacional e precisamos cumprir com o estabelecido. Aguardamos este prazo para tomarmos uma decisão em conjunto”, destaca o presidente do Conselho dos Lindeiros, Leomar Rohden.

O serviço de asfaltamento já foi executado em dois municípios da região, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, ainda com os valores antigos. Os demais devem se manifestar nos próximos dias.

Kits asfálticos

Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos, disponibilizados pela Itaipu Binacional por intermédio de parceria com Conselho dos Lindeiros. O investimento é de R$4,1 milhões.

A operacionalização e execução dos serviços é feita pelo Cindepar. Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeiros após concluírem os 83 km lineares ou 500.000m² de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento.

Comentários