O amor próprio começa pelo autocuidado
É comum vermos mulheres enfrentando jornada tripla: trabalhando fora, cuidando da casa, do marido e dos filhos. Uma situação que além de levar à exaustão, pode comprometer a sua saúde. Além dos cuidados com saúde mental, no que tange à saúde física a prevenção de doenças como o câncer de mama é algo fundamental. Além do autoexame, existem outros hábitos simples que as mulheres podem adotar para se manterem felizes e saudáveis. O médico Dr. Fernando Luiz Motter, Cancerologista Clínico, especialista em Oncologia Clínica, destaca a alimentação saudável, prática de atividades físicas, não fumar, não consumir álcool em excesso e não manter relações sexuais sem proteção, são algumas delas. Além disso, é preciso consultar um médico periodicamente e fazer exames rotineiros.
Texto por *Reportagem adaptada: https://blog.ssps.org.br/ . Fotos por divulgação . 9 de maio de 2024 . 11:53
JM – Além do câncer de mama, que outros tipos de câncer costumam afetar principalmente o público feminino?
Dr. Fernando – Se excluirmos os tumores malignos de pele (aqueles mais simples, “não-melanoma”), as maiores incidências de câncer são o de mama (24,2%), de intestino (9,5%), de pulmão (8,4%) e de colo do útero (6,6%). O que chama a atenção é que todas essas doenças são facilmente preveníveis ou detectadas, precocemente, através de exames periódicos.
JM – Muito se fala em prevenção, mas na prática qual o impacto de diagnosticar uma doença ainda nas fases iniciais?
Dr. Fernando – Todas as doenças, especialmente de âmbito oncológico, têm mais fácil manejo e melhor prognóstico quando diagnosticadas precocemente. Um tumor pequeno é muito fácil de ser extirpado ou tratado, porque ainda não se enraizou e não se espalhou, através da corrente sanguínea e/ou linfática, para outros órgãos. Um câncer diagnosticado no início pode poupar cirurgias maiores, quimioterapia, radioterapia e diminuiu a mortalidade pela doença. O diagnóstico precoce muda tudo!
JM – As mulheres estão mais sujeitas a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão?
Dr. Fernando – Essas doenças acometem principalmente pessoas acima de 65 anos de idade com ligeira prevalência entre as mulheres. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e estilo de vida saudável ajudam diminuir a incidência e a morbidade de tais doenças. Lembro aqui que as doenças cardiovasculares, causadas principalmente pelo diabete e hipertensão são ainda a principal causa de morte global.
JM – Que hábitos as mulheres devem ter para cuidar melhor da própria saúde? Quais doenças podem ser evitadas?
Dr. Fernando – É preciso adotar medidas preventivas e de diagnóstico precoce. Medidas preventivas que devem ser adotadas são a promoção de atividade física, uma dieta rica em vegetais, frutas e proteínas (preferentemente oriundas de carnes brancas), e pobre em açúcar, sal e farinha. Evitar embutidos na alimentação, alimentos sob conservantes e sempre preferir alimentos frescos. Não exagerar na ingestão de alimentos submetidos ao fogo, como defumados e carne assada. Além disso, as mulheres devem evitar a atividade sexual desprotegida e o cigarro. Por último, evitar o sol nos horários de maior pico e utilizar protetor solar, renovando-o 3 x ao dia! Entre as medidas de diagnóstico precoce, destaco ir ao ginecologista, anualmente, para averiguar resultados de mamografias e Papanicolau. As mamografias devem ser realizadas, anualmente, após os 45 anos e o exame Papanicolau, também anualmente, assim que a mulher iniciar atividade sexual. Após os 50 anos, as mulheres devem ser acompanhadas por um clínico ou gastroenterologista para fazer exames de prevenção do câncer de intestino e ficar de olho nas desordens da glândula tireoide. Por último, é importante olhar para a procura de manchas novas, que estejam crescendo, adotando um formato irregular ou ainda mudando de cor, pois esse pode ser um sinal de câncer de pele.
JM – E ao contrário, que hábitos as mulheres devem abandonar se quiserem cuidar melhor da própria saúde?
Dr. Fernando – Há alguns hábitos femininos que podem fazer mal, em maior ou menor grau. Dormir com a maquiagem não deixa a pele respirar à noite, o que pode causar acne e envelhecimento precoce da pele. Pintar o cabelo com tinturas que contenham excesso de amônia e/ou de chumbo, ou ainda utilizar compostos contendo formol ou outros químicos para preparo capilar, alisamento, etc, podem causar intoxicações. Usar saltos altos, excessivamente altos, podem ocasionar erros posturais e doenças na coluna vertebral; retirar a cutícula em excesso pode deixar as unhas desprotegidas para entrada de patógenos.
JM – As mulheres também estão entre as principais vítimas de transtornos alimentares, obesidade, anorexia e bulimia. Como isso pode ser evitado?
Dr. Fernando – Obesidade, anorexia e bulimia são transtornos mais comumente incidentes no sexo feminino. Transtornos alimentares, muitas vezes, têm origem no núcleo familiar e devem ser prevenidos principalmente na infância e adolescência. O foco não deve ser o peso, mas hábitos saudáveis e práticas de esportes. Sugiro refeições familiares mais frequentes, pois elas melhoram a qualidade da ingestão alimentar e fortalecem as relações e vínculos. Desencoraje dietas sem acompanhamento médico, pular refeições, fazer longos períodos de jejum e tomar pílulas para emagrecer sem orientação endocrinológica. Na busca por músculos definidos, muitas mulheres têm utilizado indevidamente hormônios tireoidianos, esteróides anabolizantes, anorexígenos e até mesmo taquicardizantes. O uso dessas substâncias a longo prazo podem causar danos aos rins e ao fígado.
JM – Para resumir, o que a mulher precisa fazer para se manter feliz e saudável?
Dr. Fernando – A saúde é um pleno estado de equilíbrio físico e mental. Para se manter bem, a mulher deve praticar atividades físicas, preferencialmente em contato com a natureza, manter o bem-estar no ambiente de trabalho e em casa, fazer suas consultas e exames rotineiros, cuidar da pele, da alimentação e da higiene bucal. Ao ser mãe, esposa, namorada, filha, não esquecer de si e do cuidado consigo, já que para quem a ama é muito importante que esteja e permaneça bem!
Comentários