Cidades

Projeto Encontros e Caminhos

Oficina trabalha desenvolvimento cultural com abordagem ao turismo

Uma oficina de desenvolvimento cultural foi realizada em dois finais de semana com 35 artesãos de Medianeira, por intermédio do Projeto Encontros e Caminhos, trabalhado em conjunto pela Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e administrações municipais. Por intermédio do resgate cultural e do aproveitamento de técnicas que já são utilizadas, foi abordada a identidade turística do município.

Conforme a instrutora da oficina, a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, esta é uma iniciativa que pode ser adotada por outros municípios que participam do Encontros e Caminhos, tendo em vista a possibilidade de ações voltadas ao Desenvolvimento Cultural.

Em Medianeira, além de focar a cultura, também houve conexão ao turismo com a confecção de produtos que remetam à identidade do município, assim como turismo rural.

O projeto Encontros e Caminhos consiste de uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná, e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo ‘cultura da sustentabilidade’, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e as lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Comentários