Cidades

REABERTURA

Paraguai anuncia abertura total dos pontos de fronteira com o Brasil

O Paraguai anunciou anunciou que a Ponte da Amizade e outros pontos de fronteira com o Brasil serão reabertos. A iniciativa será testada durante três semanas e ainda depende das conversas entre os presidentes do Paraguai e do Brasil. Nesta terça-feira (22) foram realizados protestos nas cidades fronteiriças, pedindo a reabertura.

Na terça-feira (22), o Paraguai anunciou que a Ponte da Amizade e outros pontos de fronteira com o Brasil serão reabertos. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa após uma reunião realizada para apresentação de proposta do governo paraguaio quanto à reabertura da ponte Internacional da Amizade. Participaram desse encontro autoridades paraguaias federais, Departamentais do departamento de Alto Paraná e municipais de Cidade do Leste.

No entanto, a data exata da abertura da fronteira dependerá das conversações entre o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez e do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já que a Portaria nº 419 de 26 de agosto de 2020, que restringe de forma excepcional e temporária a entrada no País de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, é válida até o próximo dia 26 de setembro.

Antes do anúncio do governo paraguaio, quanto à reabertura da ponte, fato esse ocorrido na segunda-feira (21), o CODEFOZ – Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu, se reuniu, juntamente com membros da ACIFI – Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, CODELESTE – Conselho de Desenvolvimento de Ciudad Del Este, Câmara de Comércio de Ciudad Del Este, executivos ligados à área de saúde e do comércio de Ciudad Del Leste, além de outras entidades paraguaias, quando ficou estabelecido que o CODEFOZ elaboraria documento, como forma de manifesto, enfatizando da necessidade da Reabertura da Ponte Internacional da Amizade, obedecendo-se, obviamente, os protocolos sanitários para serem apresentados ao governo paraguaio.

Neste documento, ficou tácita a preocupação do CODEFOZ em alertar as autoridades paraguaias quanto à necessidade da contrapartida dos procedimentos sanitários, para evitar, inclusive, uma crise no sistema de saúde de Foz do Iguaçu, com a vinda de paraguaios infectados, podendo vir a agravar a questão os leitos hospitalares disponíveis para o tratamento da Covid-19.

A destacar, por outro lado, que hoje (23) foi realizada uma vídeo conferência, com a participação de profissionais da área Aduaneira, Transporte e Logística dos dois países, no sentido de que seja feita uma adequação de horários de trânsito, pois há muitos caminhões aguardando para atravessar a fronteira, que, somados aos carros e motos, poderia gerar um colapso”, segundo Mario Camargo, presidente do CODEFOZ.

De acordo com Mário, a intenção era uma abertura gradual, primeiro para os fronteiriços e aos poucos acontecer uma reabertura total até o final do ano, para poder corrigir as imperfeições. “No entanto, o Paraguai se antecipou, agora nos resta aguardar a decisão brasileira, que deve editar outra portaria no dia 26. “Com certeza é hora de abrir, mas com os devidos cuidados. Foz foi muito prejudicada, pois o turismo é o carro chefe da economia, mas precisamos que seja uma abertura segura. E a nossa contribuição será para que isso aconteça”, destaca o presidente do CODEFOZ.

RESTRIÇÕES – O Governo do país vizinho autorizou a abertura total, com trânsito livre, da Ponte da Amizade e demais pontos de fronteira que o Paraguai mantém com o Brasil, das 5h às 14h para a passagem tranquila de ambos os lados e até às 18h para o retorno ao país de origem.

A entrada de pessoas pela Ponte da Amizade, principal ponto migratório com o Paraguai, será autorizada para os turistas que poderão se deslocar para Hernandárias, Presidente Franco e outras cidades da zona da tríplice fronteira. Os turistas só poderão chegar ao quilômetro 30 e não poderão viajar para outros departamentos do país.

RESPONSABILIDADE NAS MÃOS DOS CIDADÃOS – O vice-ministro da Saúde, Julio Rolón, garantiu que o Governo fará o possível para que a abertura da Ponte da Amizade se mantenha. Inicialmente, a Ponte irá abrir por um período de três semanas. “Com a abertura da Ponte da Amizade, a responsabilidade será individual e coletiva. Temos que nos conscientizar porque o comportamento dos cidadãos e a incidência do vírus será avaliada”, afirmou.

Rolón destacou que o modelo criado pelas autoridades sanitárias do Alto Paraná servirá de exemplo para a reabertura de fronteiras em outras partes do país.

Na mesma ocasião, o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, comemorou a decisão do governo e garantiu que será um recomeço para a cidade, que foi duramente atingida pela crise econômica provocada pela pandemia. Prieto enfatizou que todas as empresas devem adotar as medidas sanitárias e que o uso de máscaras faciais deve ser obrigatório, para evitar um novo aumento de infecções por Covid-19 na área.

SEGURANÇA – Por outro lado, ele alertou que será feito um trabalho coordenado para poder dar segurança aos turistas diante de uma possível onda de atos criminosos. “Vamos fazer a nossa parte para tornar o centro um local seguro para os turistas”, garantiu. Na mesma linha, o Ministro do Interior, Euclides Acevedo, instruiu as autoridades policiais do Alto Paraná a redobrarem os esforços para dar maior segurança à área.

Comentários